A senadora se posicionou contra a homenagem concedida pelos vereadores olindenses. A petista questionou o mérito da escolha, ressaltando que o ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado.
Senadora Teresa Leitão é contra o Título de Cidadão Olindense concedido a Bolsonaro. Foto: montagem/Divulgação
A decisão da Câmara Municipal de Olinda, na terça-feira, 8 de abril, de conceder o título de cidadão olindense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou forte reação por parte de parlamentares ligados à esquerda em Pernambuco. Apesar da aprovação ter ocorrido com ampla maioria, 14 votos favoráveis, o gesto foi interpretado por opositores como um desrespeito à história democrática da cidade e motivo de indignação.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) se manifestou nas redes sociais contra a homenagem e questionou o mérito da escolha, ressaltando que o ex-presidente responde judicialmente por tentativa de golpe de Estado. “O título de cidadania que a Câmara Municipal de Olinda aprovou para Jair Messias Bolsonaro, o indiciado, o inelegível, tem um componente muito prejudicial à democracia e ao valor de um título de cidadania. Sabe por quê? Porque o Bolsonaro é réu”, afirmou a senadora.
Teresa destacou o simbolismo de Olinda como um município historicamente ligado à resistência popular e à luta por direitos e afirmou que a concessão da honraria é incompatível com esses valores. “Não é possível que um réu receba um título de cidadania de Olinda. Uma cidade irredenta, uma cidade com histórico de revoluções, uma cidade que é de resistência.
Confira o vídeo:
Entenda
A Câmara de Vereadores de Olinda aprovou, na terça-feira, 8 de abril, a concessão do título de cidadão olindense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A homenagem, proposta pelo vereador Alessandro Sarmento (PL), foi aprovada - em meio a protestos -, por 14 votos a favor e apenas um contrário.
Alguns grupos sociais, mobilizados pela vereadora Eugênia Lima (PT), realizaram um protesto dentro e fora da Câmara, na tentativa de impedir a concessão do título. No entanto, o grupo não conseguiu sucesso e agora o líder da direita brasileira deve receber a honraria em Olinda.
Votaram a favor do texto os vereadores:
– Alessandro Sarmento (PL);
– Denise Almeida (PSD);
– Felipe Nascimento (PSD);
– Milcon Rangel (MDB);
– Mizael Prestanista (PSD);
– Jadilson Bombeiro (PL);
– Jesuíno Araújo (PSD);
– Iran Barbosa (DC);
– Simplício (PV);
– Professor Marcelo (PSD);
– Márcio Barbosa (Avante);
– Sardinha (Agir);
– Ricardo Sousa (Avante);
– Saulo Holanda (MDB).
2
20:20, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+