O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma revisão da decisão que determinou a antecipação do pagamento do abono salarial, conhecido como PIS/Pasep.

Atualmente, o abono é pago dois anos após o direito ser adquirido, mas o TCU determinou que seja pago um ano após.

Segundo o recurso obtido pelo GLOBO, o Governo Federal discorda firmemente da decisão do TCU sobre o momento em que essa despesa deve constar na Lei Orçamentária Anual (LOA). O governo também alerta que essa antecipação no pagamento terá um impacto de R$ 30 bilhões em 2025, o que poderá reduzir o espaço para investimentos e custeio da máquina pública no próximo ano.

Com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, o orçamento já está ajustado, havendo a necessidade de obter receitas extras de cerca de R$ 50 bilhões para alcançar a meta fiscal revisada de resultado zero (receitas equivalentes às despesas).

O recurso argumenta ainda que a complexidade na identificação do direito ao benefício levará à inscrição de restos a pagar, o que afeta os princípios da anualidade orçamentária e da gestão fiscal responsável, conforme determinado pelo próprio TCU.

Além disso, o governo ressalta que o pagamento do benefício dois anos após a obtenção do direito não prejudica o trabalhador, pois ele recebe o benefício com o salário mínimo já atualizado.

A Casa Civil e os Ministérios da Fazenda, Planejamento e Trabalho solicitam a revisão de dois pontos específicos da decisão do TCU: um relacionado ao calendário do abono salarial e outro referente a um entendimento sobre a reserva de contingência prevista no orçamento. Em relação ao abono, argumentam que o sistema de pagamentos atual é o mais apropriado, mesmo que seja mais demorado.

“Não há que se falar em irregularidade da atual sistemática de programação orçamentária do abono salarial”, diz o documento.

No recurso, a União argumentou que a identificação dos beneficiários é complexa e passa por várias etapas para evitar pagamentos indevidos. O calendário de pagamento de cada ano é estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

A identificação dos beneficiários do direito obtido em 2023 está programada para ocorrer entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, período em que se espera que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 já esteja aprovada.

O documento ressalta que, se a decisão do TCU fosse integralmente cumprida, seria necessário incluir todo o valor decorrente do processo de habilitação referente a 2023 no Orçamento vigente, cujas informações ainda estão sendo consolidadas. Isso representaria uma suplementação de cerca de R$ 30,036 bilhões no orçamento deste ano, que já está em execução.

A Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento reforça o impacto sobre o Orçamento de 2025.

“A inclusão de mais de R$ 30 bilhões de despesas obrigatórias relativas ao abono salarial na LOA de 2025 ocasionará em redução de igual montante nas despesas discricionárias. Tal compressão de despesas discricionárias poderá gerar o sub-financiamento do custeio dos órgãos e entidades da administração pública, inclusive no corte de importantes programas sociais e de manutenção do patrimônio da administração pública.”

Calendário PIS 2024 referente a 2022

MÊS DE NASCIMENTORECEBEM A PARTIR DERECEBEM ATÉ
JANEIRO15 DE FEVEREIRO27 DE DEZEMBRO
FEVEREIRO15 DE MARÇO27 DE DEZEMBRO
MARÇO15 DE ABRIL27 DE DEZEMBRO
ABRIL15 DE ABRIL27 DE DEZEMBRO
MAIO15 DE MAIO27 DE DEZEMBRO
JUNHO15 DE MAIO27 DE DEZEMBRO
JULHO17 DE JUNHO27 DE DEZEMBRO
AGOSTO17 DE JUNHO27 DE DEZEMBRO
SETEMBRO15 DE JULHO27 DE DEZEMBRO
OUTUBRO15 DE JULHO27 DE DEZEMBRO
NOVEMBRO15 DE AGOSTO27 DE DEZEMBRO
DEZEMBRO15 DE AGOSTO27 DE DEZEMBRO

Calendário PASEP para 2024

FINAIS DE INSCRIÇÃORECEBEM A PARTIR DERECEBEM ATÉ
0 e 115 DE FEVEREIRO27 DE DEZEMBRO
2 e 315 DE MARÇO27 DE DEZEMBRO
4 e 515 DE ABRIL27 DE DEZEMBRO
6 e 715 DE ABRIL27 DE DEZEMBRO
8 e 915 DE MAIO27 DE DEZEMBRO