Tarcísio de Freitas e Lula. Foto: Montagem/Divulgação/Reprodução.
A pesquisa Genial/Quaest mostra que o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) cresceu 11 pontos percentuais em três meses nas intenções de voto de segundo turno contra o presidente Lula (PT). As simulações para a eleição presidencial de 2026 foram divulgadas nesta quinta-feira (3).
No levantamento, Tarcísio registrou 37% das intenções de voto, enquanto o líder petista marcou 43% - se mantendo na liderança. A diferença vem diminuindo no comparativo com as últimas pesquisas. Em dezembro, o governador tinha registrado 26%, enquanto o petista marcava 52%.
Em janeiro, a Genial/Quaest mostrou o republicano com 34% das intenções de votos em um eventual segundo turno contra Lula, que foi escolhido por 44% dos entrevistados.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Lula e Bolsonaro empatam
A Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada na quinta-feira, 3 de abril, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados em um cenário de 2° turno das eleições de 2026.
Segundo a pesquisa, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, que está inelegível até 2030, aparece com 40%, registrando um empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais.
Reeleição de Lula
A mesma pesquisa mostra que 62% dos brasileiros acham que o presidente Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Outros 35% apoiam a ideia e 3% não souberam ou não quiseram responder.
O índice dos que acham que Lula não deve tentar um quarto mandato cresceu dez pontos porcentuais desde o último levantamento do instituto, divulgado em dezembro do ano passado. Naquela pesquisa, o índice era de 52%, enquanto 45% achavam que o petista deveria se candidatar em 2026.
Em outro levantamento divulgado na quarta-feira, 2, a Genial/Quaest mostrou que a aprovação de Lula voltou a cair, com a desaprovação atingindo um recorde neste terceiro termo de Lula à frente do Executivo. Para 56% dos brasileiros, o Brasil está indo na direção errada sob o comando do petista.
A pesquisa registrou aumento de 17 pontos porcentuais entre os entrevistados que avaliam que a economia piorou nos últimos 12 meses: de 39% em janeiro, o grupo passou a 56% agora. Houve melhora para 16% e outros 26% consideram que o cenário econômico ficou do mesmo jeito.
2
20:01, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+