Pernambuco, 27 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Tabata Amaral é cotada para integrar governo Lula no lugar de pernambucana em reforma ministerial

Auxiliares do presidente destacam que a deputada tem um perfil jovem e transita entre diferentes setores políticos, o que poderia fortalecer a gestão federal.

08 de fevereiro de 2025 às 17:47   - Atualizado às 17:47

Lula, Tabata Amaral e Janja.

Lula, Tabata Amaral e Janja. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) pode integrar o primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em breve.

Caso a mudança ocorra, a parlamentar substituirá Luciana Santos (PCdoB) no comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo informações do jornal O Globo, integrantes do governo passaram a cogitar o nome de Tabata como parte da reforma ministerial prevista para este ano.

Auxiliares do presidente destacam que a deputada tem um perfil jovem e mantém diálogo com diferentes setores políticos, fator que pode fortalecer a gestão federal.

Além disso, a indicação faz parte de uma estratégia do governo para atrair eleitorados mais ao centro e do mercado, onde Tabata possui boa aceitação. Apesar de se identificar como progressista, a parlamentar adota uma postura mais pragmática e moderada.

A possível nomeação de Tabata acontece em um momento de reconfiguração do espaço do PSB na Esplanada dos Ministérios.

A legenda, que antes controlava as pastas da Justiça e de Portos e Aeroportos, atualmente lidera apenas o Ministério do Empreendedorismo, sob o comando de Márcio França.

O governo também busca alternativas para manter o PSB contemplado caso Geraldo Alckmin deixe o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Um dos nomes cotados para assumir a pasta é o do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Se Luciana Santos sair do MCTI, o PCdoB poderá assumir outro ministério. A atual ministra é apontada como possível substituta de Cida Gonçalves (PT) no Ministério das Mulheres.

Lula ainda avalia a reforma ministerial com cautela para evitar descontentamentos entre os partidos aliados e garantir estabilidade no Congresso.

Relação de Tabata

Outro fator que fortalece a indicação de Tabata é sua proximidade com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele assumirá a presidência nacional do PSB e aparece bem posicionado em pesquisas para o governo de Pernambuco em 2026.

Curiosamente, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, falecido em 2014 e sogro de Tabata, também comandou o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Apesar das especulações, Tabata negou qualquer convite para integrar o governo. Durante entrevista ao UOL News, na última quinta-feira (6), a deputada afirmou que não recebeu propostas para assumir um ministério.

"Não existe nenhum convite formal. Eu não fui procurada por ninguém do governo. Então, essa é uma conversa que, por enquanto, acontece na imprensa", disse.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:20, 27 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Presidente Lula
Benefício

Governo Lula estuda antecipação do 13º salário para aposentados do INSS; confira

A medida de antecipar o 13º salário foi uma proposta do governo para amenizar os impactos econômicos enfrentados pelos beneficiários do INSS,

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
Posicionamento

Tarcísio reafirma candidatura à reeleição mesmo após Bolsonaro virar réu

O governador de São Paulo está confiante de que o ex-presidente da República é inocente.

Ex-presidente Jair Bolsonaro.
Plano

Bolsonaro diz que só "imbecil" acredita em plano de assassinato de Lula

"A única pessoa que tentaram matar fui eu, em uma ação de antigo militante do PSOL", afirma o ex-presidente

mais notícias

+

Newsletter