Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Suicídio entre policiais supera mortes em confronto pela primeira vez; diz estudo

Segundo o levantamento, os casos de suicídio entre policiais cresceram 26,2% em relação ao ano anterior. Foram 110 suicídios na Polícia Militar.

Redação Portal de Prefeitura

26 de julho de 2025 às 10:36   - Atualizado às 10:51

Suicídio entre policiais supera mortes em confronto pela primeira vez

Suicídio entre policiais supera mortes em confronto pela primeira vez Foto: Divulgação

Um dado chocante emergiu do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024: em 2023, mais policiais civis e militares tiraram a própria vida do que foram assassinados fora do horário de trabalho ou em serviço. O suicídio tornou-se a maior causa de morte entre profissionais da segurança pública no país, superando homicídios, um cenário inédito desde o início da série histórica do fórum 

Segundo o levantamento, os casos de suicídio entre policiais cresceram 26,2% em relação ao ano anterior. Foram 110 suicídios na Polícia Militar — superando os 46 policiais mortos em confrontos durante o serviço e os 61 fora de serviço, totalizando 107 mortes por homicídios ou lesões não naturais.

Esse dado alarmante caracteriza uma falha estrutural gravíssima no apoio à saúde mental dos policiais. Especialistas ouvidos pelo Anuário atribuem o aumento a fatores como estresse crônico, jornadas exaustivas, baixa remuneração, acesso direto a armas de fogo e violência cotidiana enfrentada nas corporações. O comportamento suicida entre policiais chega a ser quase oito vezes mais frequente do que na população em geral.

Em 2024, o cenário se agravou: 126 policiais cometeram suicídio, contra 124 mortes fora de serviço e 46 em serviço — reafirmando que o suicídio se consolidou como principal causa de óbito entre policiais 

Por que isso importa?

  • Mesmo com redução de crimes violentos em 2023, o foco deve recair sobre os impactos sobre quem está na linha de frente da segurança pública.

  • Suicídio entre policiais supera mortes em confronto pela primeira vez

    O que especialistas sugerem

    Para a psicóloga Marina Rezende Bazon, da USP, os policiais vivem condições extremas de tensão: exposição à violência, níveis altos de cobrança institucional e uma cultura que valoriza a resistência emocional. Esses elementos contribuem para o adoecimento mental.

    José Ferdinando Ramos Ferreira, do Observatório da Unicamp, alerta para a necessidade de políticas duradouras de apoio psicológico, idealmente fora da cadeia hierárquica tradicional, para garantir acolhimento real e eficaz.

     

     

    Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    18:55, 13 Fev

    Imagem Clima

    26

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
    Parecer

    Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

    Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

    Lula será enrendo de carnaval.
    Carnaval

    Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

    A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

    Priscila Krause e Raquel Lyra.
    Festejo

    Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

    Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

    mais notícias

    +

    Newsletter