Pernambuco, 17 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Abaixo-assinado pró-impeachment de Moraes consegue quase 500 mil assinaturas em 24h

O abaixo-assinado, lançado na plataforma Change.org, foi promovido por congressistas associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

17 de agosto de 2024 às 10:20   - Atualizado às 10:56

Petição contra Moreas

Petição contra Moreas Foto: Divulgação

Uma petição online pedindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes alcançou mais de 400 mil assinaturas neste sabado (17). O abaixo-assinado, lançado na plataforma Change.org, foi promovido por congressistas associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e surge em resposta à divulgação de mensagens que indicam uma possível utilização informal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por Moraes para fundamentar inquéritos contra apoiadores de Bolsonaro.

A petição, iniciada por um perfil intitulado “Petição Pública”, acusa o ministro de abuso de poder. Segundo os signatários, Moraes teria ordenado a produção de provas ilegais e tomado decisões movidas por vingança, alegações que, conforme os autores da petição, violam a lei e a Constituição Federal. Eles argumentam que tais ações configuram crimes de responsabilidade e pedem que o Senado Federal processe e julgue o ministro.

Os criadores da petição baseiam suas reivindicações em artigos da Constituição Federal e na Lei 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade. O documento foi endereçado ao presidente do Senado Federal, solicitando a abertura do processo de impeachment contra o ministro do STF.
 

O abaixo-assinado está disponível na plataforma Chance.org. A petição tem sido amplamente divulgada por políticos alinhados ao ex-presidente, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-SP). No entanto, não há informações sobre quem é o autor do abaixo-assinado.

Um possível processo de impeachment de Alexandre de Moraes, no entanto, não deve ser apresentado neste mês, ficando apenas para setembro. Senadores e deputados críticos ao ministro avaliam que é necessário esperar mais provas contra ele para embasar um eventual pedido.

A prática do gabinete de Moraes já foi avaliada por Jair Bolsonaro, que acredita que o ministro “tem um problema pessoal” com ele. Nesta sexta, o ex-presidente confirmou que vai participar de  ato pró-impeachment de Moraes, em 7 de setembro, na Avenida Paulista.
 

Link do Abaixo-assinado AQUI

Icone

Carregando Comentários...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:13, 17 Ago

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Ministro Luís Roberto Barroso.
Dinheiro

STF rejeita pedido para retomar execução de emendas parlamentares

Ministro Barroso afirmou que as liminares do ministro Flávio Dino já estão sob análise em sessão virtual e não há razão para atuação da Presidência da Corte no caso.

Fotografia feita na LATAM
Justiça

STF rejeita pedido da Latam para proibir embarque de cadela de grande porte na cabine

Na sentença, a Justiça estadual considerou que a passageira faz tratamento psicoterápico desde 2017, com expresso reconhecimento do animal, da raça shar-pei, como apoio emocional.

Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia
Opinião

Cármen Lúcia defende Moraes e afirma que acúmulo de cargos não "deslegitima qualquer atuação"

A ministra afirmou que o magistrado é um "grande ex-presidente" do TSE, que "cumpriu um enorme papel, como é de conhecimento geral do país".

mais notícias

+