Pernambuco, 21 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Silvio Costa Filho indica e Lula vai nomear Tomé Franca como ministro de Portos e Aeroportos

A mudança ocorre dentro do próprio núcleo da pasta, já que Tomé ocupa atualmente a função de secretário-executivo.

Redação

30 de março de 2026 às 12:40   - Atualizado às 12:41

Silvio Costa Filho, Lula e Tomé Franca.

Silvio Costa Filho, Lula e Tomé Franca. Foto: Divulgação

Tomé Franca assumirá o comando do Ministério de Portos e Aeroportos a partir desta terça-feira, 30 de março, substituindo Silvio Costa Filho, que deixará o cargo para disputar a reeleição à Câmara Federal nas próximas eleições. A mudança ocorre dentro do próprio núcleo da pasta, já que Tomé ocupa atualmente a função de secretário-executivo do ministério.

A transição mantém a condução da pasta nas mãos de alguém que já acompanha de perto as decisões administrativas e os projetos em andamento. Tomé participa diretamente da rotina do ministério e conhece os processos internos que envolvem as políticas públicas voltadas para portos e aeroportos no país.

A trajetória de Tomé Franca se mistura com a caminhada política de Silvio Costa Filho desde o início. Ele iniciou a vida pública ao lado do ministro ainda em 2004, quando Silvio exercia o mandato de vereador. Naquele período, Tomé atuou como chefe de gabinete e participou do dia a dia da atividade parlamentar.

Antes dessa experiência, Tomé já acompanhava Silvio no movimento estudantil. Essa relação antiga consolidou uma parceria política e administrativa que se estendeu ao longo dos anos em diferentes funções públicas.

Nos últimos anos, Tomé assumiu missões em áreas estratégicas da gestão pública em Pernambuco. Ele ocupou o cargo de secretário estadual de desenvolvimento urbano e também atuou como secretário de saneamento do Recife. Nessas funções, ele lidou com pautas relacionadas à infraestrutura urbana e aos serviços essenciais para a população.

Veja Também

Antes de chegar à condição de secretário-executivo do ministério, Tomé também exerceu a função de secretário nacional de Aviação Civil. Nessa etapa, ele participou de projetos e políticas voltadas para o fortalecimento do setor aeroportuário e para a ampliação da infraestrutura aérea no Brasil.

Essa experiência aproximou Tomé ainda mais da pauta que hoje faz parte do escopo do Ministério de Portos e Aeroportos. Ele acompanhou discussões técnicas, participou da elaboração de ações estratégicas e atuou diretamente em decisões que envolvem a malha aérea e os aeroportos do país.

Ao assumir a titularidade da pasta, Tomé Franca receberá a missão de dar continuidade aos projetos que já estão em andamento. Ele assumirá um ministério que mantém políticas voltadas para a modernização dos portos, a melhoria da infraestrutura aeroportuária e o desenvolvimento logístico em diferentes regiões do Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:38, 21 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Reembolso dos descontos ilegais do INSS.
Benefício

INSS começa a pagar 13º salário dos aposentados e pensionistas na sexta (24); veja calendário

Ao todo, cerca de 35,2 milhões de pessoas terão acesso ao pagamento antecipado, que deve movimentar aproximadamente R$ 78,2 bilhões na economia.

Henrique Queiroz Filho e Eduardo da Fonte.
Posição

Henrique Queiroz Filho defende trabalho de Eduardo da Fonte: 'credencia para ser futuro senador'

O deputado destacou os investimentos em unidades de referência como o IMIP, o Hospital de Câncer de Pernambuco e o Hospital das Clínicas feito pelo colega.

Geraldo Alckmin, Vice-presidente da república
Melhorias

Geraldo Alckmin recorre a ganho de produtividade com mais tecnologias para justificar fim da 6x1

De acordo com Alckmin, a redução da jornada é uma tendência mundial porque a tecnologia permite que se faça mais com menos funcionários e exige, também, mão de obra mais qualificada.

mais notícias

+

Newsletter