Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Rosangela Moro ironiza PL de deputado do PT que PROÍBE mudança de domicílio eleitoral: 'Segue o chororô'

05 de abril de 2024 às 12:32

A deputada federal Rosângela Moro (União-PR) disse, na quinta-feira, 4 de abril, que "segue o chororô" ao comentar projeto de lei do Partido dos Trabalhadores (PT) que proíbe mudança de domicílio eleitoral durante exercício do mandato.

Eleita por São Paulo com mais de 217 mil votos, a deputada transferiu seu título de eleitor para o Paraná, mesmo domicílio eleitoral do marido, o senador Sérgio Moro (União-PR).

No X (antigo Twitter), a parlamentar disse:

Em março deste ano, o partido buscou impedir a mudança de domicílio eleitoral da deputada para o Paraná.

A ação apresentada argumentou que a parlamentar estava vinculada ao domicílio de São Paulo em razão do cargo eletivo que ocupa e que, apesar da definição ampla na Justiça Eleitoral acerca do que caracteriza um "domicílio", ela não poderia alterá-lo enquanto exerce o mandato como deputada eleita pelos paulistas.

Em nota enviada ao Estadão, Rosângela disse que "transferência do domicílio eleitoral é um direito de todo cidadão brasileiro" e afirma que "continuará a representar o Estado de São Paulo e sua população, mantendo, inclusive, seu escritório de representação aberto na capital paulista e a agenda nas demais cidades do Estado."

Nesta quinta-feira, 4, o PT divulgou que Zeca Dirceu protocolou um projeto que altera dois artigos na lei eleitoral e na lei dos partidos para vetar a mudança de domicílio eleitoral durante o exercício do mandato.

A penalidade prevê a perda do mandato ao detento do cargo eletivo caso venha infringir a nova legislação

Tanto a mudança de Rosângela quanto a ação do PT ocorrem diante de uma disputa pela eventual vaga do ex-juiz Sérgio Moro, alvo de um julgamento que pode cassar o mandato do senador e abrir caminho para uma eleição suplementar ao cargo.

Com a mudança de seu domicílio eleitoral de São Paulo para o Paraná, a deputada fica habilitada a concorrer à vaga do marido em uma eventual cassação.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:17, 14 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Flávio Bolsonaro
Disputa

Pesquisa Quaest: Lula tem 36% e Flávio Bolsonaro 31% em eventual primeiro turno das eleições de 2026

O levantamento ouviu presencialmente 2.004 eleitores entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O candidato à Presidência da República Renan Santos (Missão), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o  o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Eleições

"Eu vou me apoiar": Renan Santos diz que estará no 2º turno e não apoiará Lula nem Flávio Bolsonaro

Se eleito, o candidato promete que terá a vereadora de São Paulo Amanda Vettorazzo (União) como secretária-geral da Presidência e o deputado federal Kim Kataguiri à frente de um "super ministério".

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) definiu os detalhes da passagem do candidato à Presidência por Pernambuco.
Campanha

Flávio Bolsonaro tem caminhada e comício no Recife durante agenda em Pernambuco na quarta-feira (16)

O principal ato da agenda será uma caminhada que terá concentração no Marco Zero e seguirá pelo Bairro do Recife até o Cais da Alfândega, onde será realizado um comício.

mais notícias

+

Newsletter