Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife se torna a PRIMEIRA cidade do Norte/Nordeste a integrar Rede Global de Aprendizagem da Unesco

16 de fevereiro de 2024 às 16:59

Em missão internacional pelos Estados Unidos para receber um prêmio de excelência pelo Compaz, o prefeito do Recife, João Campos, também garante outra boa notícia para a capital pernambucana.

É que o Recife agora passa a integrar um seleto grupo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura): a Rede Global de Aprendizagem, que foi criada na declaração de Pequim de 2013, tendo por foco a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade de cidades.

Recife é a primeira cidade do Norte/Nordeste a integrar a Rede de Aprendizagem da Unesco.

A gestão atual recifense tem a educação como motor fundamental para uma cidade sustentável, pacífica, socialmente desenvolvida e economicamente progressista.

Veja Também

No médio prazo, o plano visa promover a igualdade de oportunidades, ampliar o acesso e melhorar a qualidade da educação.

Inclusive, o próprio plano estratégico de longo prazo do município, Recife 500 Anos, descreve o compromisso com a aprendizagem em todos os níveis.

A ambição do Recife é tornar-se uma das cidades mais inteligentes da América Latina, usando educação, tecnologia e inovação para reduzir as desigualdades sociais e capacitar os indivíduos através de ocupações significativas.

A Rede Global da Unesco de Cidades do Aprendizado, anunciou o ingresso de novos 64 membros de 35 países e, com isso, o Recife entrou na seleta lista. Trata-se de um reconhecimento aos esforços extraordinários para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos no nível local.

As novas cidades foram anunciadas nesta quarta-feira (14/02), durante o evento virtual de alto nível "Empoderando Aprendizes de Todas as Idades: As Cidades do Aprendizado da UNESCO Transformam Vidas".

A Rede Global da Unesco de Cidades do Aprendizado é uma rede internacional composta por cidades que promovem a aprendizagem com sucesso ao longo da vida em suas comunidades. As novas cidades do aprendizado foram adicionadas à rede com base na recomendação de um júri de especialistas.

Um compromisso sólido com a aprendizagem ao longo da vida por parte do prefeito e da administração da cidade, bem como um histórico de boas práticas e iniciativas políticas são pré-requisitos essenciais para se tornar uma cidade do aprendizado.

As cidades são fundamentais para transformar o direito à educação em uma realidade tangível para indivíduos de todas as idades. Com as novas admissões, a rede agora inclui 356 cidades membros de todo o mundo que compartilham know-how e abrem caminho para oportunidades de aprendizado ao longo da vida para 390 milhões de cidadãos.

Para além disso, os novos membros da Rede Global da Unesco de Cidades do Aprendizado co-liderarão a campanha #ImALifelongLearner em suas cidades. A campanha mobiliza aprendizes de todo o mundo para mostrar sua paixão pelo aprendizado ao longo da vida. Ela destaca que o #RightToEducation deve se aplicar a todas as idades.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança liderando a cooperação multilateral em educação, ciências, cultura, comunicação e informação. Com 194 Estados Membros, a UNESCO emprega mais de 2.000 pessoas para coordenar uma rede de mais de 2.000 sítios culturais e naturais protegidos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:58, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter