Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife: manifestação contra anistia reúne centenas de pessoas na Praça 13 de Maio

O protesto ocorreu poucos dias após Bolsonaro e outros sete aliados se tornarem réus no Supremo Tribunal Federal (STF).

Everthon Santos

30 de março de 2025 às 13:55   - Atualizado às 13:55

Manifestação contra a anistia no Recife.

Manifestação contra a anistia no Recife. Foto: Walli Fontenelle/Folha de Pernambuco

Manifestantes foram às ruas do Recife na manhã deste domingo, 30 de março, para protestar contra um projeto de anistia que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ato, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), reuniu centenas de pessoas na Praça 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, região central da capital pernambucana.

O protesto ocorreu poucos dias após Bolsonaro e outros sete aliados se tornarem réus no Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação aponta uma suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O grupo iniciou a caminhada na Rua Princesa Isabel e seguiu até a praça, onde diversas entidades discursaram contra a anistia. Entre os movimentos presentes, estavam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Resistência Popular, o Poder Popular Antiespecista e o Mulheres em Defesa da Democracia.

Lideranças afirmaram que a manifestação buscava alertar a sociedade sobre o impacto de um possível perdão judicial a Bolsonaro e seus aliados. O argumento dos organizadores é que crimes contra a democracia não podem ser relativizados e que qualquer tentativa de golpe precisa ser punida.

Veja Também

Tentativa de golpe de Estado

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988.

Além de Bolsonaro, outras sete pessoas também se tornaram réus. Confira:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
  • e Walter Braga Netto, general e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, além de ter sido candidato a vice de Bolsonaro em 2022.

Com a denúncia aceita, os investigados agora passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:05, 16 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Justificativa

"Eu não era presidente": Lula contesta Flávio Bolsonaro sobre indicação de Moraes ao STF

O presidente também ressaltou que não foi responsável pelas indicações de Nunes Marques e André Mendonça, escolhidos por Bolsonaro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mudanças

Lula defende reforma profunda no Judiciário e propõe discutir mandato de ministros do STF

O petista também defendeu o estabelecimento de "critérios de moralização", declarando que membros do Judiciário não podem querer enriquecer e nem ter parentes advogando em processos relacionados ao STF

Advogado João Neto e momento da agressão.
Rejeitado

TRE barra candidatura do advogado João Neto após condenação por violência doméstica

A condenação pelo crime previsto no artigo 129, § 13, do Código Penal foi confirmada, por unanimidade, pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

mais notícias

+

Newsletter