Manifestação contra a anistia no Recife. Foto: Walli Fontenelle/Folha de Pernambuco
Manifestantes foram às ruas do Recife na manhã deste domingo, 30 de março, para protestar contra um projeto de anistia que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ato, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), reuniu centenas de pessoas na Praça 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, região central da capital pernambucana.
O protesto ocorreu poucos dias após Bolsonaro e outros sete aliados se tornarem réus no Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação aponta uma suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O grupo iniciou a caminhada na Rua Princesa Isabel e seguiu até a praça, onde diversas entidades discursaram contra a anistia. Entre os movimentos presentes, estavam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Resistência Popular, o Poder Popular Antiespecista e o Mulheres em Defesa da Democracia.
Lideranças afirmaram que a manifestação buscava alertar a sociedade sobre o impacto de um possível perdão judicial a Bolsonaro e seus aliados. O argumento dos organizadores é que crimes contra a democracia não podem ser relativizados e que qualquer tentativa de golpe precisa ser punida.
É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988.
Além de Bolsonaro, outras sete pessoas também se tornaram réus. Confira:
Com a denúncia aceita, os investigados agora passarão a responder ao processo na Suprema Corte, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes.
2
02:40, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+