Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra visita Refinaria Abreu e Lima que pretende gerar 30 mil empregos

A conclusão da obra de ampliação, estimada em valor bilionário a ser divulgado oficialmente em breve, vai duplicar a capacidade de processamento para 260 mil bpd.

Everthon Santos

12 de junho de 2025 às 21:12   - Atualizado às 21:12

Raquel Lyra visita unidade que vai gerar empregos no Porto de Suape.

Raquel Lyra visita unidade que vai gerar empregos no Porto de Suape. Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta quinta-feira, 12 de junho, a Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial de Suape, para ver de perto a planta do empreendimento e reunir-se com dirigentes da Petrobrás para conhecer os investimentos no Trem 2 — obra que faz faz parte da retomada de investimentos na Refinaria anunciada em cerimônia com o presidente Lula, em janeiro de 2024.

A conclusão da obra de ampliação, estimada em valor bilionário a ser divulgado oficialmente em breve, vai duplicar a capacidade de processamento para 260 mil bpd (barris de petróleo por dia), e a expectativa é que a construção da unidade gere cerca de 30 mil empregos diretos e indireto. A vice-governadora Priscila Krause também visitou a refinaria.

"A estimativa é que sejam gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos e até 30 mil empregos indiretos. Este é um exemplo do crescimento sustentável de Pernambuco junto com o governo federal, em parceria com a Petrobras, que está fazendo um investimento bilionário para impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado. Nosso objetivo é fazer Pernambuco crescer de forma inclusiva, garantindo que ninguém fique para trás. Hoje, estamos com a planta mais moderna e sustentável do Brasil, um verdadeiro exemplo de inovação e responsabilidade socioambiental", destacou a governadora Raquel Lyra.

A previsão de conclusão da obra é em 2029, mas entrará em operação, ainda em 2026, uma antecipação da produção do segundo trem, devendo chegar a 180 mil barris por dia.

“Temos muito orgulho de celebrar esses dez anos de operação da nossa refinaria. Estamos vivendo um momento importante de fechamento, apresentação e avaliação das propostas pela Petrobras, com o objetivo de dar continuidade ao projeto do segundo trem. Assim, poderemos retomar as obras e ampliar ainda mais a capacidade de produção da refinaria. Nossa expectativa é antecipar a geração de valor desse projeto, com a conclusão da construção e montagem de uma das unidades até dezembro de 2026", apontou o gerente geral da Refinaria Abreu e Lima, Márcio Maia.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), Guilherme Cavalcanti, a ampliação da produção na refinaria vai garantir, além da geração de emprego, a segurança energética para o Brasil.

"A construção do segundo trem da refinaria, além de representar uma grande geração de emprego durante a obra e uma grande geração de emprego a partir da operação, realiza aquilo para o qual a Refinaria Abreu e Lima foi idealizada: garantir a segurança energética do Brasil, produzir diesel que o nosso país precisa e distribuir esse óleo a partir do Porto de Suape", pontuou o titular da pasta.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, ressaltou a capacidade da refinaria, uma das mais modernas do Brasil.

“Pudemos, junto com a governadora, testemunhar o avanço nas obras que vão incrementar a produção da refinaria. Hoje a refinaria processa cerca de 130 mil barris, até o final do ano que vem ela deve chegar a 180 mil barris e até o ano de 2029 chegar na sua capacidade máxima prevista que será de 260 mil barris por dia. Uma refinaria moderna e inovadora, das mais modernas do Brasil. Foi muito bom sentir o espírito da equipe da Petrobras que é extremamente dedicada e que guarda um orgulho especial de servir ao brasil e à empresa”, destacou.

Em novembro de 2024, sete editais destinados à obra do segundo trem foram lançados pela Petrobras. O início da ampliação está previsto para os próximos meses, com conclusão geral do projeto prevista para o primeiro semestre de 2029, e entregas e partidas escalonadas entre 2026 e 2029.  

Também participaram da visita o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, e o secretário-executivo de Energia da Sdec, Guilherme Sá.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:54, 12 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco
Família

Denunciante que travou publicidade da gestão Raquel Lyra é primo legítimo de vice-presidente do TCE

Além disso, o advogado Pedro Queiroz Neves, foi nomeado em fevereiro deste ano como assessor, com cargo de confiança, no gabinete do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-líder da oposição na Alepe.

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Lula.
Futuro

Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos

Apesar de avanço em 2024, país não alcança objetivo do MEC e escancara desigualdade educacional entre estados.

Lula da Fonte.
Solicitação

Lula da Fonte cobra Ministério da Saúde por medicamento de R$ 16 milhões para doença rara

O deputado federal Lula da Fonte quer entender por que muitas crianças ainda não receberam o medicamento.

mais notícias

+

Newsletter