Raquel Lyra recebe estudantes e professores vencedores do Inova CRIA. Foto: Hesídio Goes/Secom
A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quinta-feira, 30 de outubro, no Palácio do Campo das Princesas, os estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino vencedores do Inova CRIA: Ideias que Transformam, promovido pelo Governo de Pernambuco em parceria com o Porto Digital.
Os grupos desenvolveram projetos dentro de várias áreas - como agricultura, saúde e acessibilidade, e vão embarcar em uma imersão internacional em Portugal no próximo mês de novembro.
"Ao todo, foram 62 projetos inscritos no Inova CRIA, nos nossos laboratórios de inteligência e tecnologia dentro das nossas escolas, e cinco venceram o concurso. Agora, essas cinco equipes irão para Portugal, conhecer o Porto Digital de lá, participar do Web Summit e representar Pernambuco numa das maiores rodadas de tecnologia e inovação do mundo. Esses alunos são de cada recanto do nosso estado, vão mudar o mundo para melhor e vão fazer o nosso chão muito mais feliz", afirmou Raquel Lyra.
O concurso, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Educação (SEE), mobilizou alunos do 1º e 2º anos das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) com Espaços CRIA ativos, para propor soluções inovadoras e transformar suas comunidades.
Ao todo, 55 das 62 propostas foram validadas e avaliadas por uma comissão formada por representantes da SECTI, SEE, Porto Digital, Usina Pernambucana de Inovação e especialistas convidados. Cinco deles venceram.
“O Inova CRIA tem uma importância enorme, até mesmo nas parcerias entre as secretarias. Essa integração com a SECTI permite oferecer aos nossos estudantes oportunidades de melhoria, desenvolvimento de novos projetos e experiências de intercâmbio”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, celebrou o resultado.
“Têm surgido diversos produtos, projetos interessantes e até startups. Será uma experiência extremamente enriquecedora, e tenho certeza de que esses estudantes voltarão cheios de ideias para desenvolver ainda mais produtos inovadores para o Estado”, afirmou.
Um dos projetos premiados surgiu após os alunos notarem que uma colega com deficiência visual tinha dificuldade na aprendizagem da disciplina de química. Com o auxílio de uma impressora 3D, os jovens criaram materiais que proporcionam uma experiência de aprendizado mais interativo, para além do braile.
“O objetivo foi facilitar o entendimento de conceitos abstratos de matemática e química, por exemplo. E vendo a dificuldade da colega, os alunos criaram na impressora 3D o conteúdo de forma tátil, como uma representação de uma célula, por exemplo, para que ela pudesse tocar e compreender melhor”, explicou o professor Gustavo Bezerra, do EREM Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú.
As equipes vencedoras vão embarcar no dia 4 novembro para uma imersão internacional em Lisboa, com visitas ao Porto Digital Europa, encontros com startups e atividades no Web Summit 2025, onde poderão conhecer tendências globais em tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade.
"Eles vão ter a oportunidade de conhecer as inovações no Porto Digital de Aveiro, uma experiência incrível. Nós temos muito orgulho de estarmos com o Governo de Pernambuco nesse projeto", disse o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
Para a aluna do EREM de Jatobá, no Sertão de Itaparica, Jéssicka Barbosa, o sentimento é de animação para a primeira viagem internacional aos 15 anos. “É surreal, algo que eu nem imaginava. Foi um projeto muito legal e expansivo para a nossa escola e na nossa cidade”, disse.
3
05:04, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+