Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra pretende sair do PSDB para o PSD, visando se aproximar de Lula, diz colunista

Sob a liderança da governadora, o partido ampliou conquistou 32 prefeituras em Pernambuco.

Everthon Santos

03 de novembro de 2024 às 13:00   - Atualizado em 04 de novembro de 2024 às 13:04

André de Paula e Raquel Lyra.

André de Paula e Raquel Lyra. Foto: Divulgação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pode estar a caminho de um novo partido político. A possibilidade foi apontada pelo jornalista Lauro Jardim, que revelou em sua coluna no jornal O Globo deste domingo, 3 de novembro, que a líder do Executivo pernambucano estaria prestes a trocar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pelo Partido Social Democrático (PSD).

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A movimentação indica uma aproximação estratégica com o governo Lula, uma vez que o PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, é um aliado importante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no governo federal, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD é representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

O movimento, caso se concretize, poderá representar um revés significativo para o PSDB, que, embora tenha sido um partido de destaque nacional, enfrentou um processo de retração nos últimos anos, perdendo espaço em governos estaduais e municipais.

Atualmente, o PSDB conta com apenas três governadores. Além de Raquel Lyra, o partido é liderado por Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, no Mato Grosso do Sul.

Veja Também

A saída da gestora de Pernambuco, uma das principais promessas da sigla, seria mais um golpe na tentativa do PSDB de reconquistar relevância no cenário político nacional.

Embora o PSDB tenha encolhido no cenário brasileiro, em Pernambuco o partido obteve resultados consideráveis nas eleições municipais. Sob a liderança de Raquel Lyra, a sigla ampliou sua presença, conquistando 32 prefeituras no estado.

A possível transição de Raquel Lyra para o PSD pode ser interpretada como um movimento que aproxima a governadora do governo Lula.

PSDB em Pernambuco

Com o resultado final deste 1º turno das eleições neste domingo, 6 de outubro, uma mudança no quadro do mapa político de Pernambuco foi observada após a apuração de 100% das urnas. A governadora Raquel Lyra mostrou uma força significativa com o PSDB. A sigla foi de cinco prefeituras em 2020 para a marca total de 32 prefeituras a partir de 2025, e assim se torna o partido com maior predominância no estado.

Já, o PSB do prefeito reeleito do Recife, João Campos, teve uma queda de mais da metade ao sair de 68 prefeitos em 2016 para 53 em 2020 e chegar a marca de 31 a partir de 2025.

O PP de Eduardo da Fonte, obteve um crescimento considerável, aumentando de 15 prefeituras de para 24, assim como o Republicanos, que atingiu 22, antes 12 no ano de 2022. Ainda nessa avaliação, o PL amargou uma dura redução ao sair de nove para apenas duas prefeituras.

Outros partidos, como o PSD (19 prefeituras), União Brasil (10), Avante (8), Podemos (8) e PT (7) mantiveram representações, enquanto o PV ficou com 5. O PDT, Solidariedade, PRD e PCdoB garantiram uma prefeitura cada. O cenário mostra um fortalecimento do PSDB e destaca a nova configuração política em Pernambuco.

Um dos resultados mais significativos foi a reeleição de Rodrigo Pinheiro, aliado político de Raquel, em Caruaru, obtida logo no primeiro turno, o que parecia improvável até pouco tempo antes da eleição. Mas a atuação da governadora não se restringiu a Caruaru. Em Jaboatão, ela apoiou a reeleição de Mano Medeiros, que também venceu no primeiro turno após um crescimento notável na reta final da campanha. Em Olinda, Raquel apoiou Mirella, que vai para o segundo turno contra Vinicius. Em Igarassu, a governadora comemorou a reeleição da Professora Elcione, uma de suas principais aliadas na Região Metropolitana do Recife.

No interior, Raquel também contribuiu para as vitórias de Fabinho, em Salgueiro, o maior município do Sertão Central, e de Zeca Cavalcanti, em Arcoverde, principal cidade do Sertão do Moxotó. Esses resultados refletem um momento de celebração para a governadora e sua gestão. 

Ranking completo das prefeituras:

- PSDB: 32
- PSB: 31
- PP: 24
- REP: 22
- PSD: 19
- MDB: 12
- UNIÃO: 10
- AVANTE: 8
- PODE: 8
- PT: 7
- PV: 5
- PL: 2
- PDT: 1
- SD: 1
- PRD: 1
- PCdoB: 1

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:12, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter