Encerrando a agenda desta semana em Brasília, a governadora participou de um encontro com prefeitos e prefeitas para o momento de integração realizado pela Amupe.
20 de maio de 2026 às 10:01 - Atualizado às 10:07
Raquel Lyra cumprindo a agenda em Brasília. Foto: Hesíodo Góes/Secom
Em Brasília, nesta terça-feira, 19 de maio, a governadora Raquel Lyra (PSD) participou do encontro de prefeitos pernambucanos com a Bancada Federal, na Câmara dos Deputados. Na agenda, que foi mais uma programação da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A gestora reafirmou as parcerias que tem feito com as cidades e parlamentares para melhorias em favor da população, como investimento em segurança, requalificação de estradas e fortalecimento da assistência social. Raquel Lyra também ressaltou a garantia do contrato para as obras de retomada da Transnordestina.
“Venho aqui para reafirmar meu compromisso com vocês e agradecer aos representantes de Pernambuco por acreditarem no nosso trabalho, no nosso Estado. Sempre busco trabalhar como alguém que apoia os municípios e toda movimentação na Câmara também se reflete nas cidades. A Transnordestina é um exemplo de obra estratégica para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Com ela, vamos conectar Pernambuco ao Brasil, garantindo infraestrutura logística com os nossos aeroportos, portos e estradas. Agradeço ao governo federal que se colocou à disposição do Governo de Pernambuco para destravar ações como essa que beneficiam nosso estado”, destacou a governadora.
O deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) destacou a união para o propósito de avanços para Pernambuco.
“Desde 2023, temos visto trabalhos e parceria entre o Governo de Pernambuco e o governo federal. Vemos também um Governo do Estado que vem ajudando fortemente os municípios de Pernambuco em várias ações que beneficiam diretamente a população. Que através dessa Marcha, a gente possa dar as mãos, olhar os problemas e pensar nas resoluções em conjunto”, registrou.
“Nos reunimos para destacar quais são os temas de interesse dos municípios que estão tramitando no Congresso Nacional. Muitas vezes são geradas obrigações para os municípios sem contrapartidas e sem que a gente participe das discussões. Não podemos ser surpreendidos, precisamos discutir juntos, porque é no município que tudo acontece. Agradeço a presença de todos, estamos debatendo para a construção de um Pernambuco melhor”, frisou o prefeito de Aliança e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas.
Encerrando a agenda desta semana em Brasília, a governadora participou de um encontro com prefeitos e prefeitas para o momento de integração realizado pela Amupe.
Dando continuidade às agendas em Brasília, a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, George Santoro, assinaram, nesta terça-feira, 19 de maio, ordens de serviço que somam R$ 439,1 milhões em investimentos voltados à infraestrutura viária de Pernambuco.
As ações contemplam obras estratégicas em diferentes regiões do Estado, incluindo a pavimentação de trecho da BR-316, a construção do Viaduto da Vitarella, na BR-101, e a revitalização da BR-363, em Fernando de Noronha. No encontro, também foi aberto o aviso de licitação para a Travessia de Toritama, de R$ 34,3 milhões, somando em todos os projetos em R$ 473,4 milhões. Na ocasião, atendendo pedido do presidente Lula, a gestora e o ministro informaram que a assinatura do contrato de retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco será reagendada.
1
4
00:38, 17 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-deputado afirmou que não foi citado no processo apesar de ser sabido o seu endereço onde reside nos EUA, afirmando que qualquer sentença sem o devido processo é nula.
Segundo a decisão, os investimentos em publicidade pode caracterizar extrapolação do caráter informativo previsto para a comunicação institucional.
O ex-deputado também foi condenado à perda do cargo de escrivão da Polícia Federal.
mais notícias
+