Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Raquel sendo reeleita, no dia seguinte será candidata à Presidência", diz André de Paula

O ministro da Pesca e Aquicultura afirmou, em entrevista exclusiva ao Portal de Prefeitura, que a governadora Raquel Lyra já é uma das opções do partido para disputar a Presidência nas eleições de 2030. 

Jameson Ramos

21 de junho de 2025 às 13:32   - Atualizado às 13:32

Ministro André de Paula e o governadora Raquel Lyra.

Ministro André de Paula e o governadora Raquel Lyra. Foto: Montagem/Portal de Prefeitura

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), afirmou - em entrevista exclusiva ao Portal de Prefeitura (confira o vídeo abaixo), que a governadora Raquel Lyra é uma das opções do partido para disputar a Presidência nas eleições de 2030

Segundo ele, com a reeleição de Raquel sendo confirmada no pleito do próximo ano, Raquel seria consequentemente candidata ao Palácio do Planalto. 

“Eu não tenho dúvida de que Raquel reeleita, no dia seguinte será candidata à Presidência da República, tem essa energia. E as mulheres hoje estão ocupando o seu espaço com muito brilho. Raquel é o que há de melhor nessa nova geração de mulheres que se apresenta pelo Brasil”, disse André.

No entanto, o ministro destaca que, neste momento, o seu foco é trabalhar para reeleger a governadora nas eleições de 2026. 

“O principal é reeleger Raquel Lyra. Porque é um projeto de Pernambuco que vai se expandir pelo Brasil. Então eu vou estar ao lado de Raquel, eu vou trabalhar para fortalecer o PSD, vou estar trabalhando para que a gente possa ter uma grande representação na Câmara, possa cumprir um papel de protagonismo na próxima legislatura”, falou André de Paula.

Veja Também

Veja a entrevista:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Federal

Indagado pela reportagem do Portal de Prefeitura sobre se irá disputar algum cargo legislativo no próximo ano, André não disse que estará à disposição do partido. O que se comenta é que ele deve tentar voltar à Câmara como deputado federal.

“Isso pode ser feito como candidato a deputado, como candidato a qualquer outra função pública. E isso pode ser feito também em qualquer outra missão que me for atribuída. Eu sou um homem de partido”, ressaltou.

Em 2022, André de Paula disputou o senado, mas acabou não sendo eleito. Em 2023, ele foi empossado como ministro da Pesca e Aquicultura no início da gestão do presidente Lula - onde permanece até hoje.

Candidatura própria

Para este ano, com Raquel disputando a permanência no Governo de Pernambuco, André avalia que o PSD deve ter um nome próprio na corrida pelo Palácio do Planalto em 2026.

O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, destacou que o partido tem dois presidenciáveis. Trata-se de Ratinho Junior e Eduardo Leite, governadores do Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente.

“O que me deixa muito feliz é que o partido não vive num único estado da federação. Me deixa feliz ver um governador da envergadura de Eduardo Leite, filiado ao PSD, dando a mesma energia que Raquel dá em Pernambuco, no Rio Grande do Sul”, disse o ministro André de Paula.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter