Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra abre 63 novos leitos pediátricos contra doenças respiratórias na RMR, Sertão e Agreste

No início desta semana, a SES-PE anunciou 34 leitos e, com a nova expansão, o total chega a 97.

Gabriel Alves

04 de abril de 2025 às 13:20   - Atualizado às 13:45

Raquel Lyra abre novos leitos pediátricos.

Raquel Lyra abre novos leitos pediátricos. Foto: Divulgação/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou na quinta-feira, 3 de abril, a abertura de mais 63 novos leitos pediátricos, nesta semana, para o tratamento de crianças com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Com a ampliação, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia (20), em Arcoverde; o Hospital Regional Inácio de Sá (10), em Salgueiro; o Hospital Regional Fernando Bezerra (8), em Ouricuri; o Hospital Jaboatão Prazeres (10), na Região Metropolitana do Recife; e o Hospital Dom Malan (15), em Petrolina, passam a contar, juntos, com um total de 53 leitos de enfermaria e 10 de UTI.

No início desta semana, a SES-PE anunciou 34 leitos e, com a nova expansão, o total chega a 97 nesta quinta. Desde o início de março, já foram disponibilizados 204 leitos pediátricos em todo o estado.

“Estamos dando continuidade ao Plano de Contingência para a Sazonalidade. Nesta semana, ampliamos a rede pediátrica em Pernambuco com a abertura de mais leitos, totalizando 97, ao somarmos os 34 já anunciados com os 63 recém-inaugurados. Com isso, avançamos na implementação do plano, garantindo mais segurança e melhores condições de atendimento para as nossas crianças”, afirmou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira.

A abertura dos novos leitos faz parte do Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da SES-PE, criado para direcionar as ações intersetoriais durante o período sazonal dos vírus respiratórios, que ocorre em Pernambuco entre março e agosto.

Veja Também

Durante esses meses, fatores como clima, alta umidade e maior permanência de crianças em ambientes fechados contribuem para o aumento de casos graves, resultando em mais internações e óbitos. Esse cenário intensifica a demanda por leitos hospitalares e impõe maior pressão sobre a rede de saúde.

"A sazonalidade é conhecida nas unidades de saúde e nos programamos para garantir atendimento às crianças que chegam ao hospital Dom Malan vindas dos 53 municípios da região. Por isso aumentamos a equipe médica e assistencial, bem como ampliamos o número de leitos. Apenas nos primeiros dois meses desse ano foram 915 atendimentos referentes a esses casos", explicou a diretora geral do Hospital Dom Malan, Daniele Moreno.

Consultas Online

Desde o dia 10 de março, a SES-PE implementou a Teleinterconsulta de Pediatria, um serviço antecipado em mais de 30 dias em relação ao ano passado. Segundo a Secretaria, já foram realizadas mais de 230 teleinterconsultas com médicos da Central de Regulação do Estado, permitindo um melhor direcionamento dos casos e ampliando a discussão sobre os encaminhamentos mais adequados para pacientes pediátricos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:44, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter