Pernambuco, 13 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra comemora abertura do São João de Surubim e acompanha operação de segurança

Segundo Raquel, a gestão estadual está garantindo a festa junina mais segura e apoia a realização da festa tradicional.

Gabriel Alves

21 de junho de 2025 às 13:46   - Atualizado às 13:47

Raquel Lyra ao lado da vice e do prefeito Cleber Chaparral.

Raquel Lyra ao lado da vice e do prefeito Cleber Chaparral. Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) prestigiou, na noite da sexta-feira, 20 de junho, a abertura oficial do São João de Surubim, no Agreste do Estado. A festa aconteceu no Parque de Vaquejadas Jota Galdino, reunindo uma multidão de forrozeiros para celebrar o início da festa popular do município. Neste ano, o evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, incluindo a estrutura de segurança pública.

Ao lado da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cleber Chaparral, a gestora acompanhou a operação policial no posto de comando, reafirmando o compromisso da gestão com o reforço da segurança. Durante a noite, os gestores também cumprimentaram o público presente.

"Estou muito feliz por reencontrar o povo desta região, participando de perto deste grande São João. O Governo de Pernambuco está garantindo a festa junina mais segura da nossa história e apoia a realização deste festejo tradicional pela importância que tem na cultura popular, na geração de emprego e renda, e também por levar alegria à nossa gente. Estamos garantindo o trabalho das nossas forças de segurança, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para fazer uma festa segura e tranquila", ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas estejam presentes em cada noite. A programação segue até o dia 28 de junho com shows distribuídos entre o Parque de Vaquejadas e o Polo Centro.

"Estamos realizando um grande São João, à altura do que o povo de Surubim merece. Surubim é uma cidade grande, com gente trabalhadora e cheia de potencial. É por isso que seguimos pensando e agindo em grande escala, com projetos que valorizam a nossa cultura, movimentam a economia e levam dignidade a cada canto da nossa cidade", comemorou o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral.

Segundo a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o apoio do Estado ao ciclo junino garante protagonismo aos fazedores de cultura locais.

"Mais de 95% dos artistas contratados para o São João foram selecionados por meio de um edital público e democrático promovido pelo Governo de Pernambuco", destacou.

Para o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, outra marca da atuação estadual no evento é o fortalecimento da economia local por meio do turismo.

"Isso faz com que a economia cresça onde a festa acontece e também nas cidades circunvizinhas", frisou.

Reforço na Segurança

Para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas durante o São João de Surubim, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança com 1.200 policiais militares, patrulhamento móvel, viaturas, pontos elevados de observação e monitoramento aéreo com drones.

A operação envolve ainda a Delegacia Móvel da Polícia Civil, reforço no plantão da delegacia local, atuação da Polícia Científica, além do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, com equipes prontas para resgates, salvamentos e combate a incêndios. 
 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:36, 13 Jul

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantor Wesley Safadão.
Medida

Deputado confirma que vai destinar parte de suas emendas para custear show de Wesley Safadão

O parlamentar justificou a iniciativa como um gesto de valorização da cultura nordestina e de incentivo ao turismo e à economia local.

Influenciadora catarinense Jenifer Milbratz Stainzack
Hipocrisia

Influencer de SC que criticou 'assistencialismo' admite que auxílio pagou sua comida

Repercussão nas redes sociais e contradição revelam dilema entre discurso e realidade em programa social.

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil.
Decisão

Justiça manda apagar vídeos que associam Michelle Bolsonaro à prostituição

Em caso de descumprimento, foi fixado uma multa diária de R$ 5 mil, limitada ao teto de R$ 300 mil.

mais notícias

+

Newsletter