Pernambuco, 23 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

RACHADINHA: STF abre inquérito para INVESTIGAR JANONES

04 de dezembro de 2023 às 21:03

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira, 4 de dezembro, abrir inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelos crimes de associação criminosa e peculato. Fux estabeleceu prazo de 60 dias para realização das diligências.

A investigação foi solicitada na última sexta-feira (1°) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após reportagens jornalísticas e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do WhatsApp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.

Segundo a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

"Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete", afirmou.

Pedido de cassação

O Partido Liberal (PL) protocolou e entregou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), como havia prometido, diante de acusações e áudios vazados de suposta rachadinha que teria sido cometida pelo parlamentar.

Negando qualquer irregularidade, nos últimos dias Janones emitiu versões alegando primeiro que o áudio havia sido tirado de contexto, depois disse que trata-se de uma fake news e ainda pediu nas redes sociais apoio de seguidores, os quais chamou de “soldados”, para que o defendessem das acusações.

O documento que solicita a cassação do parlamentar foi assinado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, com a acusação de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.

A petição, enviada à Primeira Secretaria da mesa diretora, se refere a um suposto esquema de “rachadinhas” denunciado por ex-assessores de Janones e que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:11, 23 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Léo Índio é denunciado pela PGR.
Desapontado

Primo dos FILHOS DE BOLSONARO se queixou em mensagens de "ABANDONO" pela família, diz PF

Léo Índio, que frequentava o Palácio do Planalto durante o governo do ex-presidente, mesmo sem ocupar cargo oficial, expressou em conversas interceptadas uma frustração em relação ao clã político.

Pastor Júnior Tércio e Lula
Acusação

Pastor JÚNIOR TÉRCIO diz que LULA cometeu CRIME de responsabilidade: 'viabiliza o IMPEACHMENT'

Segundo o deputado estadual, a decisão do TCU de bloquear R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia revelou "uma grave irregularidade fiscal".

Sidônio Palmeira e Lula
Agenda

PT marca REUNIÃO com novo ministro da SECOM para debater estratégias digitais e FAKE NEWS

Convocado pela presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o encontro contará com a participação de Sidônio Palmeira, além de congressistas, assessores e dirigentes do partido.

mais notícias

+

Newsletter