Entre os entrevistados, 7% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não votariam, enquanto 10% disseram estar indecisos.
02 de setembro de 2026 às 11:23 - Atualizado às 11:26
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Lula Marques/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança das intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno das eleições de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira , 2 de setembro. No principal cenário analisado pelo instituto, Lula registra 37%, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 30%.
O escritor Augusto Cury (Avante) ocupa a terceira posição, com 10% das intenções de voto. O levantamento testou diferentes composições de candidatos e, no cenário que inclui 12 nomes, o senador Renan Santos (Missão) aparece com 3%. Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Pablo Marçal (PRTB) e Samara Martins (UP) registram 1% cada.
Rui Costa Pimenta (PCO), Wilson Grassi (Democrata), Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB) e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram na simulação.
Entre os entrevistados, 7% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não votariam, enquanto 10% disseram estar indecisos.
Em um segundo cenário apresentado pela Quaest, desta vez sem Pablo Marçal, Lula permanece com 37% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece com 29%, enquanto Augusto Cury mantém os 10%.
Renan Santos novamente registra 3%. Caiado, Zema e Samara Martins aparecem com 1% cada. Os demais candidatos testados não pontuaram.
Nesse cenário, o percentual de eleitores que afirmam votar em branco, nulo ou não votar permanece em 7%. Já os indecisos representam 11% dos entrevistados.
Os números indicam que a retirada de Pablo Marçal da simulação provocou pouca alteração nos três primeiros colocados: Lula permaneceu com o mesmo percentual, enquanto Flávio Bolsonaro oscilou um ponto para baixo.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores de todo o país entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. As entrevistas foram realizadas presencialmente.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo Grupo Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07065/2026.
2
3
12:38, 02 Set
29
°c
Fonte: OpenWeather
Na rodada anterior, divulgada em 14 de agosto, 48% desaprovavam a gestão petista e 46% a aprovavam. Outros 6% não souberam ou não responderam.
Segundo o prefeito, a proximidade com Brasília pode facilitar a articulação para levar demandas do município ao governo federal e viabilizar novos investimentos para a cidade.
Por maioria de votos, os ministros entenderam que o caso não se caracteriza como propaganda eleitoral irregular porque foi divulgado durante a convenção partidária de Flávio Bolsonaro.
mais notícias
+