25 de setembro de 2024 às 17:30 - Atualizado às 17:53
Foto Montagem/Portal de Prefeitura
A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (25) pelos jornais Folha de S.Paulo e O Povo, revela que André Fernandes (PL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, está à frente na disputa pela prefeitura de Fortaleza, com 27% das intenções de voto.
Em segundo lugar, aparece Evandro Leitão (PT) com 25%, seguido por Capitão Wagner (União Brasil) com 17%. José Sarto (PDT) fica logo atrás, com 15%, ambos em um empate técnico.
Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Datafolha em Fortaleza desde o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, no final de agosto. Confira os resultados atuais e as variações em relação ao levantamento anterior, de 13 de setembro:
- André Fernandes (PL): 27% (anteriormente 25%)
- Evandro Leitão (PT): 25% (anteriormente 19%)
- Capitão Wagner (União Brasil): 17% (anteriormente 23%)
- José Sarto (PDT): 15% (anteriormente 18%)
- Eduardo Girão (Novo): 4% (anteriormente 2%)
- Técio Nunes (PSOL): 1% (mantido)
- Zé Batista (PSTU): 0% (não atingiu 1%)
- George Lima (Solidariedade): 0% (não atingiu 1%)
- Chico Malta (PCB): 0% (não atingiu 1%)
- Branco/nulo/nenhum: 7% (mantido)
- Não sabe: 3% (mantido)
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro de 2024, com 826 entrevistas em Fortaleza. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-06915/2024.
A corrida eleitoral em Fortaleza promete se intensificar com o empate técnico entre André Fernandes, apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, e Evandro Leitão, alinhado a Lula. Essa proximidade nas intenções de voto destaca a acirrada disputa entre os candidatos, refletindo a polarização política na cidade.
Pesquisa Quaest que mediu a intenção de voto do eleitor de Fortaleza apontou um empate quádruplo na corrida pela prefeitura da capital cearense.
Divulgados na última quarta-feira, 11 de setembro, os números do levantamento apontam o candidato Capitão Wagner (União) com 24% das menções, seguido de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) empatados numericamente com 21% cada, e o atual prefeito José Sarto (PDT) com 18%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, o que coloca os quatro em empate técnico.
Este foi o segundo levantamento do instituto em Fortaleza - o anterior foi divulgado em 22 de agosto -, e o primeiro após o início da propaganda eleitoral gratuita, que se iniciou no rádio e na TV em 30 de agosto.
De lá para cá, os candidatos do PL e do PT cresceram sete pontos porcentuais, enquanto o atual prefeito caiu quatro pontos. Já Wagner, que segue numericamente à frente do pelotão, teve uma queda de sete pontos em comparação com a pesquisa do final de agosto.
Outros candidatos aparecem na seguinte sequência: Eduardo Girão (Novo) com 3% (eram 2%); Técio Nunes (PSOL) com 1%, o mesmo que na anterior, e Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) não pontuaram nesta pesquisa (antes, ambos tinham 1% das intenções)
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Fernandes aparece com 14%, Leitão com 10%, Wagner com 9% e Sarto com 8%.
Os outros candidatos foram citados, mas não pontuaram - com exceção de Lima e Batista, que não apareceram nas respostas dos eleitores. A pesquisa registrou 57% de eleitores indecisos no cenário espontâneo. Em agosto, eram 71%.
Em cenários estimulados de segundo turno, Wagner ganharia de Fernandes, por 43% ante 34%; de Leitão, por 49% a 35%; e de Sarto, com 48% ante 34%. Outros cenários apontam empate técnico, entre Fernandes e Sarto, Leitão e Sarto e Fernandes e Leitão.
A pesquisa ouviu 900 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%, e o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é CE-05405/2024.
1
2
3
4
01:00, 16 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Em entrevista com representantes da Associação dos Guardas, Inspetores e Subinspetores Municipais de Olinda (Agismo), a candidata afirmou que vai ampliar os investimentos para a segurança.
A deputada federal licenciada foi alvo da investigação devido a um post no Instagram que louvava os acontecimentos em Brasília.
O sindicalista disse que caso não haja abertura de diálogo, os trabalhadores estudam fazer uma greve de mais dias, a ser decidida na próxima semana em assembleia.
mais notícias
+