Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PT aciona Justiça contra deputado do PL por post que liga partido ao narcotráfico

As postagens foram feitas após a repercussão internacional da ação dos Estados Unidos na Venezuela, que depôs o ditador Nicolás Maduro do poder.

Cami Cardoso

05 de janeiro de 2026 às 18:00   - Atualizado às 18:02

PT aciona Justiça contra deputado do PL por post que liga partido ao narcotráfico

PT aciona Justiça contra deputado do PL por post que liga partido ao narcotráfico Fotos: Vinicius Loures / Câmara dos Deputado

O Partido dos Trabalhadores (PT) ajuizou ação na 2.ª Vara Cível de Brasília contra o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP). A sigla pede retirada imediata de publicações em redes sociais que associam o PT ao narcotráfico e requer R$ 30 mil por danos morais. O pedido inclui tutela de urgência para remoção do conteúdo.

As postagens foram feitas após a repercussão internacional da ação dos Estados Unidos na Venezuela, que depôs o ditador Nicolás Maduro do poder. Nos autos, o PT afirma que o deputado difundiu narrativa falsa ao sugerir vínculo do partido com organizações criminosas.

"Com efeito, o requerido tem empreendido uma campanha virtual de degradação da honra objetiva do Partido dos Trabalhadores, tentando de forma vil e repugnante associar a imagem de que o requerente é alinhado com o crime organizado", diz trecho da petição.

Em um dos vídeos publicados por Bilynskyj, o deputado exibe imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Nicolás Maduro e afirma que o venezuelano teria sido preso por tráfico e financiado o PT. O parlamentar também faz outras associações entre o partido e o narcotráfico internacional.

O PT pede que a Justiça determine, de forma imediata, a remoção das publicações consideradas ofensivas das plataformas digitais, além da condenação do deputado ao pagamento de R$ 30 mil por danos morais.

O pedido argumenta que a manutenção do conteúdo no ar amplia o alcance da desinformação e compromete o debate público, sobretudo em um ano sensível do ponto de vista eleitoral.

"A demora na retirada do conteúdo ofensivo contribui para a consolidação da falsa narrativa, alimentando e incentivando o discurso de ódio e a desinformação, o que reforça o risco iminente de danos profundos e difíceis de reparar à honra e à imagem do autor", argumenta a defesa.

Após a ação ser protocolada, Bilynskyj reagiu nas redes sociais com ironia. Em um vídeo publicado no Instagram, o deputado aparece girando em um scooter de mobilidade, em tom de deboche ao processo. 

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter