Michel Temer. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, convidou o ex-presidente Michel Temer a se filiar ao partido e disputar a Presidência da República em 2026. A proposta foi apresentada sob o argumento de que o MDB, legenda à qual Temer é filiado desde 1981 e da qual é presidente de honra, enfrenta uma forte divisão interna que pode dificultar a construção de uma candidatura própria ao Palácio do Planalto.
A movimentação dos tucanos surpreendeu lideranças do MDB, que reagiram rapidamente. Dirigentes do partido procuraram Temer para avaliar a possibilidade de ele se manter na sigla e concorrer pelo próprio MDB.
Segundo interlocutores, o ex-presidente não descartou a ideia, mas estabeleceu a condição de formar um bloco unificado com PL, União Brasil, PP, PSDB, MDB e Republicanos. O cenário, no entanto, é considerado improvável por aliados próximos, que veem dificuldades para consolidar um acordo entre legendas de perfis tão distintos.
A eventual candidatura de Temer surge em um contexto de intensa reorganização no campo de centro-direita, que busca uma alternativa viável para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Apesar de Lula manter liderança nas pesquisas de intenção de voto, sua alta taxa de rejeição tem estimulado conversas entre partidos moderados e conservadores.
Nesse grupo, o nome mais cotado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Considerado um dos principais representantes da direita pós-Bolsonaro, Tarcísio tem se destacado nas pesquisas e é apontado por dirigentes como a principal aposta para unir parte do eleitorado conservador. Mesmo assim, sua candidatura ainda depende de fatores políticos e do posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que continua com influência sobre esse espectro.
Dentro do MDB, a proposta do PSDB foi vista com desconfiança. Integrantes do partido afirmam que a iniciativa de Marconi Perillo não reflete uma posição oficial dos tucanos, mas sim de uma ala que tenta se reposicionar nacionalmente.
3
09:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+