Pernambuco, 25 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto da Defesa Civil do Jaboatão é premiado no congresso da Amupe por boas práticas

Um dos principais elementos da iniciativa é o funcionamento da Central de Operações e Emergências, que reúne dados meteorológicos.

Redação

28 de abril de 2026 às 11:28   - Atualizado às 11:32

Projeto da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes é premiado no congresso da Amupe por boas práticas.

Projeto da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes é premiado no congresso da Amupe por boas práticas. Foto: Divulgação/Agência FHox

A experiência exitosa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na atividade de monitoramento de áreas de riscos por meio da Central de Operações e Emergências (COE) foi uma das ações premiadas, nesta segunda-feira, 27 de abril, durante o painel de Boas Práticas dentro do 9° Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Na cerimônia, realizada no Recife Expo Center, o prefeito Mano Medeiros recebeu a condecoração ao lado do secretário executivo de Defesa Civil, Coronel Elton Moura. Ao todo, foram 73 iniciativas inscritas por 34 municípios pernambucanos e apenas dez selecionadas para serem reconhecidas no evento.

Um dos principais elementos da iniciativa é o funcionamento da Central de Operações e Emergências (COE), que reúne dados meteorológicos, informações de pluviômetros instalados em pontos estratégicos da cidade e registros de ocorrências da Defesa Civil. O sistema possibilita o acompanhamento contínuo das condições climáticas e contribui para a tomada de decisões em situações de risco.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, a iniciativa surgiu da necessidade após as fortes chuvas que atingiram o município no ano de 2022.

"Foi a partir dali que houve uma mudança na nossa Defesa Civil com uma transformação radical na área. Passamos a investir na capacitação, formação, concurso público, infraestrutura, chegando até o que a secretaria é hoje. Jaboatão tem quase um terço das pessoas morando em área de morro e passamos a investir em prevenção, a exemplo dessa central de monitoramento, que nos dá maior segurança nos períodos chuvosos, como o alerta por celular e a comunicação imediata entre as secretarias", afirmou o gestor.

Veja Também

Presente à entrega dos certificados, o presidente da Amupe, Pedro Freitas, reforçou a importância do prêmio de Boas Práticas da instituição que reúne os municípios pernambucanos.

"Esse é um dos painéis mais importantes que a gente tem no congresso. Foram mais de 70 boas práticas, das quais dez foram vencedoras, e a partir dessa edição nós vamos colocar à disposição de todos os municípios todas as experiências inscritas, pois adaptar e copiar aquilo que é bom não é feio para ninguém. A cada ano, a gente vai agregando a esse caderno para que o prefeito ou prefeita possa buscar essas políticas apresentadas", informou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:56, 25 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Canetas para emagrecer
Protocolo

Ministério da Saúde formaliza pedido para incorporar canetas emagrecedoras ao SUS

Os medicamentos atuam de forma análoga ao hormônio natural GLP-1, que ajuda a controlar o açúcar no sangue e a sensação de saciedade.

Brasileira Kathlyn Izabel Becker foi encontrada morta em hotel na Croácia.
Investigação

Família pede apuração da PF em caso de brasileira encontrada morta em hotel na Croácia

Natural de Ji-Paraná, em Rondônia, Kathlyn deixou o Brasil em 29 de abril para trabalhar no exterior, segundo a mãe, Geruza Becker.

Ministro do STF Cristiano Zanin
Solicitação

Zanin pede manifestação da Anatel sobre acesso à internet móvel livre nas eleições

Pela decisão, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deverão opinar sobre a questão.

mais notícias

+

Newsletter