Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito deixa partido de João Campos para se filiar a nova sigla de Raquel Lyra

Esse é o segundo gestor municipal que deixa a sigla após as eleições de 2024.

Everthon Santos

12 de março de 2025 às 12:52   - Atualizado às 12:52

Prefeito de Flores abraçado com a governadora Raquel Lyra, ao lado de João Campos.

Prefeito de Flores abraçado com a governadora Raquel Lyra, ao lado de João Campos. Foto: Divulgação

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, anunciou sua filiação ao PSD, partido comandado em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. A mudança ocorreu na última segunda-feira, 10 de março, durante o mesmo evento em que a gestora estadual oficializou sua saída do PSDB e assumiu a presidência estadual da nova sigla.

Com essa migração, o PSB, partido do prefeito do Recife, João Campos, perde mais um gestor municipal eleito em 2024.

A filiação de Gilberto Ribeiro ao PSD reflete o fortalecimento do grupo político liderado por Raquel Lyra. No evento, que contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o prefeito destacou a importância do momento para o cenário político estadual.

"Foi com grande honra e entusiasmo que estive presente, a convite do Partido Social Democrático (PSD), no ato de filiação da governadora Raquel Lyra. Este evento, que contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, marca não apenas um momento significativo na política pernambucana, mas também uma nova fase de fortalecimento e renovação para o Brasil", declarou Gilberto Ribeiro por meio de nota à imprensa.

A mudança reforça a base de apoio da governadora, que vem articulando alianças para consolidar sua liderança no estado. O PSD tem se posicionado como uma das siglas mais atrativas para prefeitos que buscam alinhamento com o Governo Raquel Lyra e como presidente Lula.

Veja Também

Com a saída de Gilberto Ribeiro, o PSB sofre sua segunda baixa. Em fevereiro, a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, também deixou o partido e se filiou ao MDB. Essas mudanças reduzem o número de prefeituras sob comando socialista de 31 para 29, evidenciando um enfraquecimento da legenda em meio às articulações para as eleições municipais de 2026.

Filiação de Raquel Lyra ao PSD

A governadora Raquel Lyra se filiou ao Partido Social Democrático (PSD), em evento ocorrido no Recife Expo Center, centro da capital pernambucana. 

A movimentação indica uma aproximação estratégica com o Governo Federal, uma vez que o PSD é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no gestão, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD era representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

O PSDB, antiga legenda de Raquel, vai continuar na sua base governista, pois no domingo, 9 de março, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, se filiou ao partido.

"Escolheu se juntar ao time tucano para somar com o nosso partido e reforçar o projeto de apoio à governadora Raquel Lyra", escreveu a sigla ao fazer o anúncio nas redes sociais.

Atualmente, Priscila Krause é presidente da federação Cidadania-PSDB.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:28, 04 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente do TRE-PE, Fernando Cerqueira.
Comunicado

Presidente do TRE-PE orienta eleitores e reforça preparação para votação em Pernambuco neste domingo (4)

Fernando Cerqueira destacou a segurança das urnas eletrônicas e recomendou conferir o local de votação, levar documento oficial e usar a cola eleitoral.

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Regras

Eleições 2026: veja quem pode ter preferência na fila das seções eleitorais

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Bombeiro é suspeito de matar estudante de medicina.
Detenção

Justiça decreta prisão preventiva de bombeiro suspeito de matar estudante após briga de trânsito

O crime ocorreu na quarta-feira, 30 de setembro, na Avenida Professor Walter Thaumaturgo, conhecida como Avenida do Povo.

mais notícias

+

Newsletter