Prefeito de Flores abraçado com a governadora Raquel Lyra, ao lado de João Campos. Foto: Divulgação
O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, anunciou sua filiação ao PSD, partido comandado em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. A mudança ocorreu na última segunda-feira, 10 de março, durante o mesmo evento em que a gestora estadual oficializou sua saída do PSDB e assumiu a presidência estadual da nova sigla.
Com essa migração, o PSB, partido do prefeito do Recife, João Campos, perde mais um gestor municipal eleito em 2024.
A filiação de Gilberto Ribeiro ao PSD reflete o fortalecimento do grupo político liderado por Raquel Lyra. No evento, que contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o prefeito destacou a importância do momento para o cenário político estadual.
"Foi com grande honra e entusiasmo que estive presente, a convite do Partido Social Democrático (PSD), no ato de filiação da governadora Raquel Lyra. Este evento, que contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, marca não apenas um momento significativo na política pernambucana, mas também uma nova fase de fortalecimento e renovação para o Brasil", declarou Gilberto Ribeiro por meio de nota à imprensa.
A mudança reforça a base de apoio da governadora, que vem articulando alianças para consolidar sua liderança no estado. O PSD tem se posicionado como uma das siglas mais atrativas para prefeitos que buscam alinhamento com o Governo Raquel Lyra e como presidente Lula.
Com a saída de Gilberto Ribeiro, o PSB sofre sua segunda baixa. Em fevereiro, a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, também deixou o partido e se filiou ao MDB. Essas mudanças reduzem o número de prefeituras sob comando socialista de 31 para 29, evidenciando um enfraquecimento da legenda em meio às articulações para as eleições municipais de 2026.
A governadora Raquel Lyra se filiou ao Partido Social Democrático (PSD), em evento ocorrido no Recife Expo Center, centro da capital pernambucana.
A movimentação indica uma aproximação estratégica com o Governo Federal, uma vez que o PSD é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no gestão, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD era representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
O PSDB, antiga legenda de Raquel, vai continuar na sua base governista, pois no domingo, 9 de março, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, se filiou ao partido.
"Escolheu se juntar ao time tucano para somar com o nosso partido e reforçar o projeto de apoio à governadora Raquel Lyra", escreveu a sigla ao fazer o anúncio nas redes sociais.
Atualmente, Priscila Krause é presidente da federação Cidadania-PSDB.
1
2
3
13:12, 16 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O deputado defendeu Jair Bolsonaro após o ex-presidente afirmar que mulheres de esquerda são "incomíveis".
O parlamentar também afirmou que presidente recebe uma indenização mensal de mais de R$ 10 mil como reconhecimento por ter sido 'anistiado'.
Rodrigo Valadares discursou no ato "Anistia Já" e reafirmou compromisso com a aprovação do projeto.
mais notícias
+