Governadora tem conquistado não apenas os eleitores de Lula, como prefeitos do Partido dos Trabalhadores (PT). Tal proeza gera um desfalque e desgaste sem igual ao pré-candidato João Campos (PSB).
28 de julho de 2026 às 09:00 - Atualizado às 09:57
Prefeito de Tabira, Flávio Marques, do PT, divulga arte com apoio a Lula e Raquel Imagem: Reprodução/Rede Social
A governadora Raquel Lyra (PSD) tem conquistado não apenas os eleitores de Lula, como prefeitos do Partido dos Trabalhadores (PT). Tal proeza gera um desfalque e desgaste sem igual ao pré-candidato João Campos (PSB). Afinal, o PT compõe a Frente Popular liderada pelo PSB em Pernambuco.
No entanto, assim como o prefeito de Tabira, Flávio Marques, do PT, já deixou claro que reconhece o trabalho e investimentos feitos por Raquel Lyra ao município que governa e por esse motivo, segue apoiando a sua reeleição. Flávio publicou em suas redes sociais uma arte com Raquel Lyra, Lula, Humberto Costa e Carlos Veras.
Dos 6 prefeitos do PT em Pernambuco, 4 apoiam Raquel. Os prefeitos do PT que declararam apoio à reeleição da governadora são:
Flávio Marques, de Tabira;
Branco de Geraldo, de Jurema;
George de Sidney, de Granito;
Gildo Dias, de Sairé.
Já os únicos dois prefeitos petistas que permanecem ao lado de João Campos são:
Márcia Conrado, de Serra Talhada;
Edimilson da Bahia, de Correntes.
Prefeitos deixam PSB
Nos últimos ciclos políticos em Pernambuco, mais de 10 prefeitos eleitos pelo PSB passaram a integrar a base de apoio da governadora Raquel Lyra (PSD), em um movimento que tem alterado a configuração das alianças municipais no estado.
As mudanças envolvem tanto filiações partidárias ao PSD quanto alinhamentos políticos com a gestão estadual, consolidando uma nova distribuição de forças entre siglas tradicionais da política pernambucana.
O processo ocorre de forma gradual e foi intensificado a partir de 2025, com prefeitos que deixaram o PSB ou passaram a declarar apoio ao governo estadual, mesmo em alguns casos sem mudança imediata de partido. A tendência, segundo articulações políticas, é de que esse número possa aumentar com novas adesões ao longo do ciclo pré-eleitoral.
Entre os gestores citados em articulações políticas recentes estão:
Segundo articulações políticas locais, o grupo integra um movimento mais amplo de reconfiguração partidária no estado, com prefeitos eleitos por diferentes legendas que passaram a se aproximar do PSD.
Desde a filiação de Raquel Lyra ao PSD, a legenda passou a incorporar prefeitos de outras siglas, totalizando cerca de 60 adesões, incluindo 11 gestores eleitos pelo PSB em municípios pernambucanos.
A governadora Raquel Lyra (PSD) conta atualmente com o apoio de mais de 140 prefeitos em Pernambuco, enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), reúne cerca de 40 gestores municipais em sua base política, em um cenário de predominância governista no estado.
2
3
07:55, 18 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
A proposta é que as famílias possam apresentar demandas, sugestões e experiências para contribuir com a elaboração de propostas para o programa de governo.
O candidato a presidente também disse não saber exatamente em que etapa ocorreu o problema, mas afirmou que o valor registrado não representa sua situação financeira atual.
Governadora passou de 35% para 44% na série DataTrends, enquanto João Campos caiu de 48% para 35% entre fevereiro e agosto.
mais notícias
+