Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Agora a esquerda defende liberdade de expressão?", diz porta-voz do MBL Recife sobre Jones Manoel

O comentário veio após a defesa do ex-candidato ao Governo de Pernambuco afirmar que a remoção dos perfis levanta dúvidas sobre uma possível motivação política.

Everthon Santos

08 de agosto de 2025 às 09:41   - Atualizado às 09:43

Gabriel Asafe, porta voz do MBL Recife, e Jones Manoel.

Gabriel Asafe, porta voz do MBL Recife, e Jones Manoel. Foto: Divulgação

O porta-voz do Movimento Brasil Livre (MBL) no Recife, Gabriel Asafe, comentou nesta sexta-feira, 8 de agosto, a exclusão das contas do historiador, youtuber e ex-candidato ao governo de Pernambuco, Jones Manoel, das plataformas Instagram e Facebook.

“Agora a esquerda defende liberdade de expressão?”, comentou Asafe.

Exclusão das redes de Jones Manoel

O comentário veio após a defesa de Jones Manoel afirmar que a remoção dos perfis levanta dúvidas sobre uma possível motivação política. De acordo com seus advogados, a decisão da Meta, empresa que controla as duas redes sociais, ocorreu justamente na semana em que Jones atingiu números expressivos de alcance, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e mais de 100 milhões de visualizações nos últimos 30 dias.

Os representantes jurídicos de Jones Manoel alegam que as postagens incluíam críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à atuação das chamadas “big techs” no Brasil.

Para a defesa, a medida afeta diretamente a liberdade de expressão, tanto no aspecto individual, ao impedir Jones de se manifestar, quanto no coletivo, ao impedir que o público tenha acesso aos seus conteúdos.

Veja Também

Em nota enviada à imprensa, os advogados afirmaram que a ação da empresa viola a Constituição Federal, a legislação brasileira e até mesmo os próprios Termos de Uso que a Meta estabelece com seus usuários.

A equipe jurídica também ressaltou que a empresa não apresentou explicações detalhadas sobre as razões que levaram à suspensão e que não disponibilizou mecanismos de defesa ou contestação.

“Diante da recusa da plataforma em garantir um mínimo de transparência e contraditório, Jones Manoel buscará o Poder Judiciário não apenas para reparar os danos sofridos, mas, sobretudo, para reafirmar um princípio fundamental de qualquer democracia”, afirmou a nota.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:43, 06 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Edilson Tavares.
Referência

Edilson Tavares supera 71 mil votos e amplia força política no Agreste de Pernambuco

Ex-prefeito de Toritama teve votação expressiva no Polo das Confecções e recebeu votos em quase todos os municípios pernambucanos.

Eleitor com deficiência.
Serviço

Eleições 2026: TRE-PE bate recorde no atendimentos de eleitores deficientes no 1º turno

Transporte gratuito foi realizado em 16 municípios, com 39 vans, três veículos de passeio e um micro-ônibus.

Pesquisa eleitoral.
Pleito

Eleições 2026: pesquisas de Datafolha, AtlasIntel e PoderData serão divulgadas a partir da quinta (8)

Levantamentos vão contar as intenções de voto para presidente e para governadores em alguns estados, além do DF.

mais notícias

+

Newsletter