Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Agora a esquerda defende liberdade de expressão?", diz porta-voz do MBL Recife sobre Jones Manoel

O comentário veio após a defesa do ex-candidato ao Governo de Pernambuco afirmar que a remoção dos perfis levanta dúvidas sobre uma possível motivação política.

Everthon Santos

08 de agosto de 2025 às 09:41   - Atualizado às 09:43

Gabriel Asafe, porta voz do MBL Recife, e Jones Manoel.

Gabriel Asafe, porta voz do MBL Recife, e Jones Manoel. Foto: Divulgação

O porta-voz do Movimento Brasil Livre (MBL) no Recife, Gabriel Asafe, comentou nesta sexta-feira, 8 de agosto, a exclusão das contas do historiador, youtuber e ex-candidato ao governo de Pernambuco, Jones Manoel, das plataformas Instagram e Facebook.

“Agora a esquerda defende liberdade de expressão?”, comentou Asafe.

Exclusão das redes de Jones Manoel

O comentário veio após a defesa de Jones Manoel afirmar que a remoção dos perfis levanta dúvidas sobre uma possível motivação política. De acordo com seus advogados, a decisão da Meta, empresa que controla as duas redes sociais, ocorreu justamente na semana em que Jones atingiu números expressivos de alcance, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e mais de 100 milhões de visualizações nos últimos 30 dias.

Os representantes jurídicos de Jones Manoel alegam que as postagens incluíam críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à atuação das chamadas “big techs” no Brasil.

Para a defesa, a medida afeta diretamente a liberdade de expressão, tanto no aspecto individual, ao impedir Jones de se manifestar, quanto no coletivo, ao impedir que o público tenha acesso aos seus conteúdos.

Veja Também

Em nota enviada à imprensa, os advogados afirmaram que a ação da empresa viola a Constituição Federal, a legislação brasileira e até mesmo os próprios Termos de Uso que a Meta estabelece com seus usuários.

A equipe jurídica também ressaltou que a empresa não apresentou explicações detalhadas sobre as razões que levaram à suspensão e que não disponibilizou mecanismos de defesa ou contestação.

“Diante da recusa da plataforma em garantir um mínimo de transparência e contraditório, Jones Manoel buscará o Poder Judiciário não apenas para reparar os danos sofridos, mas, sobretudo, para reafirmar um princípio fundamental de qualquer democracia”, afirmou a nota.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:37, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter