O nome que tinha sido aprovado, por unanimidade, pela Câmara do Recife e sancionado pelo prefeito em 2022 foi "Parque da Resistência Leonardo Cisneiros".
Projeto do parque e o prefeito João Campos. Foto: Montagem Portal/Reprodução
O prefeito João Campos (PSB) anunciou na semana passada a construção de um novo parque no Cais José Estelita, na área central do Recife, batizado por ele de Parque do Cais, o que não está sendo bem recebido por uma parcela dos recifenses e militantes do “Ocupe Estelita”.
O nome que tinha sido aprovado, por unanimidade, pela Câmara do Recife e sancionado pelo prefeito em 2022 foi "Parque da Resistência Leonardo Cisneiros".
O que se aponta nas redes sociais é que a mudança no nome está se dá como uma forma do prefeito agradar o consórcio de construtora que quer batizar a área.
O PSOL publicou em seu site que o prefeito está tentando esconder a luta do Ocupe Estelita ao renomear o parque.
"O Parque da Resistência Leonardo Cisneiros foi nomeado pela Câmara Municipal do Recife em projeto que tive a honra de protocolar e que tornou-se a Lei 19232/2024, devidamente sancionada pelo próprio João Campos em maio do ano passado", disse o ex-vereador Ivan Moraes.
Leonardo Cisneiros foi um dos criadores do grupo Direitos Urbanos, que liderou o movimento Ocupe Estelita, no qual ele teve grande participação. Professor universitário, ativista pelo direito à cidade e filiado ao PSOL, morreu aos 44 anos em 2021, após um infarto. Ivan Moraes, ao aprovar o PL que nomeou o Parque, fez uma homenagem à liderança e a todo o movimento.
"Chega a ser constrangedor o vídeo em que o prefeito do Recife anuncia a instauração dos parques que serão incorporados ao Cais José Estelita nos próximos meses. Não pelos equipamentos, pelo contrário. Até porque, se haverá o uso público de grandes lotes naquele lugar, é porque houve luta. Uma luta que se inicia no movimento Ocupe Estelita há mais de dez anos e que finalmente começa a sair do papel. Mas fico imaginando até onde vai o excesso de auto estima (ou falta de noção) de um gestor que ignora completamente o que acontece distante do seu umbigo", alerta Ivan Moraes.
Confira o vídeo:
2
4
14:17, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
mais notícias
+