Pernambuco, 04 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PF investiga origem de ATAQUE HACKER que afetou os SITES da corporação, STF E ANATEL

O site do escritório de advocacia Barci de Moraes, da família do ministro do Supremo, também passou por instabilidades nos últimos dias.

03 de setembro de 2024 às 20:44   - Atualizado às 20:59

Agentes da Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) informou nesta terça-feira, 3 de setembro, que vai investigar a origem do ataque hacker que deixou os sistemas da corporação fora do ar.

A PF afirma que o portal de serviços passou por uma "instabilidade" e garante que os sistemas internos não foram comprometidos.

"A Polícia Federal investiga ataque cibernético que gerou instabilidade em serviços prestados pela instituição nesta terça-feira. O acesso aos serviços já foi restabelecido e não foi detectado comprometimento aos sistemas e acessos a dados da instituição", afirmou a PF em nota.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O Supremo Tribunal Federal (STF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também registraram ataques cibernéticos nos últimos dias, em meio ao imbróglio envolvendo a suspensão do X.

Em nota, o STF informou que, na última quinta-feira, 29, um dia antes de Alexandre de Moraes mandar bloquear o X no Brasil, os sistemas do tribunal foram sobrecarregados com milhares de acessos simultâneos e ficaram indisponíveis por cerca de 10 minutos. Àquela altura, a rede social já estava sob ameaça de suspensão.

Leia Também

"No último dia 29/08, sistemas do STF foram alvo de um DDoS (ataque de negação de serviço), ou seja, milhares de acessos simultâneos com o intuito de desequilibrar a rede e inviabilizar os serviços. Os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos. A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança, de modo que todos os acessos foram normalizados e não houve nenhum prejuízo operacional ao tribunal", informou a corte

A Anatel confirmou que, após começar a cumprir a decisão sobre o X, detectou um aumento de tentativas de derrubada de seus sistemas. Segundo a agência, a ofensiva era esperada e as "instabilidades" foram "momentâneas".

"A Anatel esclarece que, como uma organização pública de grande relevância, é alvo frequente de ataques cibernéticos, especialmente em circunstâncias que envolvem temas sensíveis. Após a decisão do STF de bloquear o "X", a Agência observou um aumento esperado nesses ataques, o que ocasionou instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes", diz a agência em nota.

O site do escritório de advocacia Barci de Moraes, da família do ministro do STF, também passou por instabilidades.

Estadão Conteúdo
 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:25, 04 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Pablo Marçal deu procuração para RÉU acusado de ser MEMBRO de MEGATRAFICANTE para representá-lo.
Alvo

Pablo Marçal deu procuração para RÉU acusado de ser MEMBRO de MEGATRAFICANTE para representá-lo

O homem é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de envolvimento da aquisição de aeronaves, e também de ocultação das mesmas para tráfico de cocaína.

Presidente Lula
Apuração

POLÍCIA Federal investiga MESÁRIO que 'FEZ O L' em seção nas ELEIÇÕES 2022

De acordo com a Justiça, o funcionário teria dito que o "voto é secreto", mas fez sinal com a mão em referência ao então candidato Lula e afirmou que comemoraria o resultado das urnas na Avenida Paulista.

Tribunal de Justiça do Maranhão
Operação

PF rastreia cerca de 200 depósitos de R$ 1 mi em contas de três desembargadores e uma juíza

As suspeitas que recaem sobre os magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão, investigados por suposta venda de sentenças, que remontam a um processo de 1987.

mais notícias

+