Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL e Centrão articulam mudança na ficha limpa para reabilitar Bolsonaro em 2026; diz site

Estratégia visa tornar Bolsonaro elegível em 2026, após condenações no TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022

Portal de Prefeitura

01 de fevereiro de 2025 às 11:37   - Atualizado às 11:47

Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro

Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deputados do PL, com o apoio de integrantes do Centrão, estão se mobilizando para alterar a Lei da Ficha Limpa com o objetivo de reabilitar politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e viabilizar sua candidatura nas eleições de 2026. Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade em duas ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

A proposta em análise, de autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), pretende reduzir o período de inelegibilidade de oito para apenas dois anos, quando a condenação for relacionada a crimes eleitorais, como abuso de poder. A ideia é que essa mudança favoreça Bolsonaro, cujo período de inelegibilidade, com a nova regra, se limitaria ao intervalo de outubro de 2022 a outubro de 2024. Ou seja, caso a proposta seja aprovada, ele estaria elegível para as eleições de 2026.

A proposta está sendo discutida intensamente nos bastidores, com a participação do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. No último sábado, 1º de fevereiro, Bolsonaro se encontrou com membros do PL para discutir a estratégia de apoio ao projeto, e a proposta será levada aos futuros presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), como forma de fortalecer suas candidaturas. O texto, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), já conta com o relator do PL, deputado Filipe Barros (PL-PR), e deve ser defendido pela ala bolsonarista, que tenta barrar a atuação do PT na comissão.

O projeto de lei também busca flexibilizar a Lei da Ficha Limpa para outros crimes de natureza eleitoral e até para casos de improbidade administrativa, com o objetivo de beneficiar não apenas Bolsonaro, mas também outros políticos que possam enfrentar condenações semelhantes. A proposta encontra apoio no Centrão, que, até hoje, critica as restrições impostas pela lei, e que considera essa mudança como uma prioridade máxima.

A pressão para a aprovação da proposta é grande, já que ela precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado até outubro de 2025 para cumprir o princípio da anterioridade eleitoral, que exige que mudanças nas regras eleitorais sejam feitas um ano antes das eleições. O projeto de Bibo Nunes é uma das principais apostas do PL para a próxima corrida eleitoral e para a reabilitação política de Bolsonaro.

Da redacao do Portal com informacoes do site O Antagonista 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:19, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter