Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF indicia BOLSONARO por FRAUDE em cartão de VACINAÇÃO da COVID-19

19 de março de 2024 às 08:41

O ex-presidente Jair Bolsonaro, junto com o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público, no contexto de uma investigação sobre a falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19.

Esse indiciamento implica que o processo será encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se apresenta denúncia à Justiça ou arquiva a investigação.

O indiciamento de Bolsonaro está relacionado a constatações da Controladoria-Geral da União (CGU), que concluiu, após investigação iniciada por um pedido via Lei de Acesso à Informação, que seu certificado de vacinação para Covid-19 era falso.

As inconsistências nos registros levaram à instauração de um procedimento de investigação para apurar o envolvimento de servidores federais, sendo comunicada à PF pela CGU.

A PF avançou nas investigações, deflagrando a Operação Venire com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa operação, realizada em maio do ano anterior, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso.

Veja Também

As investigações apontaram adulterações nos cartões de vacinação de Bolsonaro, sua filha Laura, Mauro Cid, sua filha e esposa.

Essas adulterações visavam permitir o embarque do Brasil para os Estados Unidos, burlando as normas sanitárias vigentes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:11, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter