Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Petroleiro russo ligado à Venezuela é apreendido pelos EUA em operação no Atlântico Norte

Em postagem no X, antigo Twitter, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou que o bloqueio contra o "petróleo venezuelano sancionado e ilícito" permanece ativo em qualquer parte do mundo.

Cami Cardoso

07 de janeiro de 2026 às 12:26   - Atualizado às 13:03

Petroleiro russo ligado à Venezuela é apreendido pelos EUA em operação no Atlântico Norte

Petroleiro russo ligado à Venezuela é apreendido pelos EUA em operação no Atlântico Norte Foto: Reprodução / Live CNN

As forças armadas dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira, 7 de janeiro, a apreensão de um petroleiro que navegava sob bandeira russa no Atlântico Norte, em uma ação que reforça o bloqueio imposto pelo governo americano a embarcações ligadas ao petróleo venezuelano sancionado.

O navio, originalmente nomeado Bella1, mudou de nome para Marinera durante a viagem e passou a ostentar bandeira russa. Ele vinha sendo monitorado desde dezembro de 2025, quando burlou um bloqueio parcial na costa da Venezuela e evitou uma abordagem da Guarda Costeira dos EUA.

A operação foi conduzida em conjunto pelo Departamento de Segurança Interna e pelas forças armadas americanas, com o apoio do Comando Europeu dos EUA, e ocorreu na zona econômica exclusiva da Islândia, perto de águas internacionais do Atlântico Norte.

Em postagem no X, antigo Twitter, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou que o bloqueio contra o “petróleo venezuelano sancionado e ilícito” permanece ativo em qualquer parte do mundo. Segundo ele, o objetivo é impedir que navios sancionados transportem petróleo da Venezuela, mesmo em alto mar.

Contexto da apreensão

Os Estados Unidos já haviam implementado em dezembro de 2025 um bloqueio naval à Venezuela para evitar a exportação de petróleo sancionado. Antes da apreensão do Marinera, Washington confiscou dois outros petroleiros suspeitos de transportar cargas venezuelanas irregulares.

Repercussão internacional

Especialistas em geopolítica consideram a apreensão como parte de uma estratégia ampla dos EUA para exercer pressão sobre o governo venezuelano e controlar o fluxo de petróleo sancionado. A operação também aumenta a tensão com países aliados à Venezuela, que veem a medida como uma interferência em rotas comerciais internacionais.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:16, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter