Pernambuco, 11 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Quaest: Raquel Lyra é aprovada por mais da metade dos pernambucanos

O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

Redação

22 de agosto de 2025 às 08:34   - Atualizado às 08:34

Governadora Raquel Lyra.

Governadora Raquel Lyra. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura.

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, foi divulgada a mais recente pesquisa Quaest, que mostrou como os pernambucanos avaliam a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD).

De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados disseram aprovar a governadora, enquanto 45% afirmaram desaprovar. Outros 4% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Esses números indicam uma estabilidade em relação ao último levantamento, realizado em fevereiro deste ano, quando Raquel também tinha 51% de aprovação, contra 44% de desaprovação.

Apesar de manter um índice de aprovação pessoal acima de 50%, a avaliação da gestão mostra um cenário mais equilibrado. Segundo os dados, apenas 32% dos entrevistados consideraram a administração estadual positiva. Já 36% avaliaram o governo como regular e 28% classificaram a gestão de forma negativa.

A pesquisa ouviu 1.104 eleitores em Pernambuco, todos com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

Veja Também

Aprovação de Lula

O governo Lula é desaprovado em seis dos oito Estados analisados pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira, 20 de agosto. A avaliação positiva da gestão supera a negativa apenas na Bahia e em Pernambuco.

Já em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, a desaprovação é majoritária. Juntos, esses oito Estados representam 66% do eleitorado brasileiro.

Em São Paulo, 65% desaprovam o governo e 34% aprovam. Em Minas, a desaprovação é de 59% e a aprovação de 40%. No Rio, 62% desaprovam e 37% aprovam. No Paraná, 64% desaprovam e 34% aprovam. No Rio Grande do Sul, 62% desaprovam e 37% aprovam. Já em Goiás, 66% rejeitam o governo e 33% aprovam.

Nos dois Estados nordestinos incluídos no levantamento, os números se invertem. Na Bahia, são 60% os que aprovam a gestão Lula e 39% os que desaprovam. Em Pernambuco, por sua vez, a aprovação é de 62% e a desaprovação é de 37%.

A pesquisa entrevistou 1.104 pessoas por Estado em GO, PR, RS e PE; 1.200 pessoas na Bahia; 1.404 no Rio de Janeiro; 1.482 em Minas; e 1.644 em São Paulo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais em São Paulo e de três pontos nos demais Estados, com nível de confiança de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:44, 11 Dez

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Vereadora do Rio e Igreja entregando Quentinhas
Declaração

Vereadora critica ação de igrejas que distribuem alimentos a moradores de rua: "Não deem quentinhas"

A parlamentar é conhecida por pautas conservadoras na Câmara Municipal do Rio e já participou de projetos polêmicos, como o PL anti-Oruam.

Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
Bastidores

Centrão pressiona Flávio Bolsonaro e diz que Tarcísio é melhor nome para 2026, diz colunista

De acordo com a matéria, o senador chamou os presidentes do União Brasi e do PP para jantar em sua casa com o objetivo de pedir o apoio dos partidos para sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

Ministro Sidônio Palmeira e presidente Lula.
Pedido

Oposição aciona TCU contra campanhas do governo Lula que atacam o Congresso Nacional

A Secom afirmou que as peças observam estritamente o que determina a Constituição e negou que faça ataque ou crítica a adversários políticos.

mais notícias

+

Newsletter