O levantamento foi realizado na modalidade estimulada, na qual os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos. Além das intenções de voto, 5% dos entrevistados se declararam indecisos.
28 de setembro de 2026 às 10:39 - Atualizado às 10:41
Lula e Flávio Bolsonaro. (Fotos: Divulgação)
Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira, 28 de setembro, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 39% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2026. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 34%. O levantamento foi contratado pela Globo e pelo jornal O Globo.
Na rodada anterior, Lula tinha 37% e Flávio Bolsonaro, 33%. As duas variações ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado atual coloca os dois candidatos fora da situação de empate técnico registrada no levantamento anterior.
Na sequência aparecem o escritor Augusto Cury (Avante), com 4%, e Ronaldo Caiado (PSD), também com 4%. Renan Santos (Missão) tem 3%, enquanto Romeu Zema (Novo) registra 1%.
Samara Martins (UP) aparece com 0%. Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Veterinário Wilson Grassi (Democrata) e Leonardo Avalanche (PRTB) também registraram 0%.
O levantamento foi realizado na modalidade estimulada, na qual os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos. Além das intenções de voto, 5% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 10% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não votariam.
A Quaest entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 24 e 27 de setembro, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06520/2026.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 31% e Flávio Bolsonaro com 27%. Outros candidatos somam 8%, enquanto 31% se declararam indecisos. Branco, nulo ou intenção de não votar corresponde a 3%.
Em eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, os dois aparecem com 42% das intenções de voto cada, segundo a mesma pesquisa. Esse cenário está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
1
2
3
4
12:30, 28 Set
29
°c
Fonte: OpenWeather
Candidato a deputado estadual pelo PSD percorreu ruas do bairro e esteve na feira acompanhado da prefeita Mirella Almeida (PSD).
Contratada pela Globo e pelo jornal O Globo, a Quaest ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
O ato percorreu áreas como Imbiribeira, Jordão, Ibura, Ipsep e Boa Viagem e reuniu apoiadores e nomes que participam da disputa eleitoral em Pernambuco.
mais notícias
+