Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa PoderData: Lula é desaprovado por 57% dos eleitores no início do ano pré-eleitoral

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Redação

28 de janeiro de 2026 às 13:28   - Atualizado às 13:31

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia o ano de 2026, período que antecede a disputa eleitoral presidencial, com desaprovação de 57% dos brasileiros em relação ao seu desempenho pessoal. O índice de aprovação ficou em 34%, segundo pesquisa do PoderData realizada entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2026, em todas as regiões do país.

Os dados revelam um cenário de desgaste da imagem pessoal do petista no momento em que ele se aproxima da possibilidade de disputar um quarto mandato à frente do Palácio do Planalto.

A pesquisa mostra que a avaliação negativa do presidente supera a percepção dos eleitores sobre o governo federal como um todo. Quando questionados sobre a administração comandada por Lula, 53% dos entrevistados disseram desapvar o governo, enquanto 41% afirmaram aprovar a gestão. A diferença indica que a figura pessoal do presidente enfrenta maior resistência do que as ações gerais do Executivo, de acordo com o levantamento.

O estudo foi conduzido pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. A equipe realizou 2.500 entrevistas por telefone, incluindo ligações para celulares e telefones fixos, em 111 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, padrão adotado em pesquisas de opinião de abrangência nacional.

Os números refletem um momento sensível para o presidente, que completa 80 anos e entra em um período decisivo de articulações políticas. A desaprovação elevada pode influenciar diretamente o ambiente político ao longo de 2026, especialmente diante das discussões sobre alianças, estratégias eleitorais e o posicionamento de partidos da base e da oposição.

A diferença entre a avaliação pessoal de Lula e a do governo chama atenção no levantamento. Enquanto a desaprovação ao presidente chega a 57%, a rejeição à gestão federal é quatro pontos menor. Esse cenário sugere que parte dos eleitores faz uma distinção entre o desempenho do chefe do Executivo e as ações do governo como estrutura administrativa. Ainda assim, os índices negativos permanecem majoritários nos dois recortes analisados.

Veja Também

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:47, 28 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senadores Tereza Cristina e Flávio Bolsonaro.
Bastidores

Tereza Cristina diz estar preparada para ser vice na chapa de Flávio Bolsonaro

A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

Eduardo Honório entre Eduardo e Lula da Fonte.
Articulação

Honório tem pré-candidatura oficializada a deputado pela Federação União PP de Eduardo da Fonte

"Coloco meu nome à disposição com a responsabilidade de quem conhece de perto as necessidades do povo", disse o ex-prefeito de Goiana.

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco.
Mudança

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco

Durante a solenidade, foi destacada a relevância da atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura, especialmente sob a condução do ministro André de Paula.

mais notícias

+

Newsletter