Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Nexus/BTG mostra Lula com 41% e Flávio Bolsonaro com 37% em cenário para primeiro turno

Entre os entrevistados, 5% afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados.

24 de agosto de 2026 às 07:49   - Atualizado às 07:55

Lula e Flavio Bolsonaro

Lula e Flavio Bolsonaro Foto: Divulgação/IA

A nova rodada da pesquisa Nexus/BTG, divulgada nesta segunda-feira, 24 de agosto, aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança de um dos cenários simulados para o primeiro turno das eleições de 2026. O petista aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 37%.

A diferença entre os dois é de quatro pontos percentuais no levantamento. Na sequência da simulação, aparecem o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), com 5%, e o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos (Missão), com 3%.

O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) também soma 3% das intenções de voto. O escritor Augusto Cury (Avante) aparece com 2%, enquanto Samara Martins, vice-presidente nacional da UP, registra 1%.

Entre os entrevistados, 5% afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados. Outros 3% disseram não saber ou preferiram não responder.

Segundo cenário inclui Pablo Marçal

A pesquisa também apresentou aos entrevistados uma segunda possibilidade de primeiro turno, desta vez com a inclusão do empresário Pablo Marçal (PRTB).

Veja Também

Nesse cenário, Lula permanece à frente, com 40% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 34%. Ronaldo Caiado mantém os 5%, e Marçal registra 4%.

Renan Santos aparece novamente com 3%. Romeu Zema e Augusto Cury somam 2% cada. Já Samara Martins, Rui Costa Pimenta (PCO) e Clariana Barão (DC) registram 1% cada.

A pesquisa destaca que Marçal está inelegível, mas registrou sua candidatura à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de agosto. Segundo as informações do levantamento, o tribunal também impediu que o empresário participe de debates eleitorais, tenha acesso a recursos públicos destinados à campanha, como o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e o Fundo Partidário, além de limitar seu acesso ao horário eleitoral no rádio e na televisão e a atos de propaganda eleitoral.

A situação do registro da candidatura ainda seria analisada posteriormente pela Corte Eleitoral, quando o processo estivesse pronto para julgamento definitivo.

Como foi feita a pesquisa

O levantamento Nexus/BTG ouviu 2.006 eleitores entre os dias 21 e 23 de agosto, por meio de entrevistas realizadas por telefone. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

O estudo foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-09028/2026. Os números apresentados representam cenários simulados de intenção de voto e refletem as respostas dos entrevistados no período em que a pesquisa foi realizada.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:17, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Tifanny Abreu.
Restrição

STJD mantém decisão da CBV que impede Tifanny de jogar a Superliga de vôlei

Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio (RJ-RJ) vai oficializar, em breve, a queda da liminar que havia concedido à atleta trans para que ela pudesse atuar.

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Forças Armadas nas eleições.
Operação

Eleições 2026: Forças Armadas mobilizam 25 mil militares para o segundo turno neste domingo (25)

A atuação incluirá ações de Garantia da Votação e da Apuração (GVA) em 306 municípios de 11 estados e apoio logístico em outros 39 municípios de oito unidades da federação.

mais notícias

+

Newsletter