Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa BTG/Nexus: Lula tem 40% e Flávio Bolsonaro 36% em cenário para Presidência no 1º turno

Levantamento entrevistou 2.003 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro, por meio de entrevistas realizadas por telefone.

14 de setembro de 2026 às 07:44   - Atualizado às 07:46

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL)

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) Fotos: Divulgação

Uma pesquisa Nexus/BTG, divulgada nesta segunda-feira, 14 de setembro, aponta o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em um cenário simulado para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026. Lula aparece com 40% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) soma 36%.

De acordo com o levantamento, a diferença entre os dois candidatos coloca o presidente à frente de Flávio Bolsonaro fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O cenário apresentado pela pesquisa inclui o ex-candidato Pablo Marçal (PRTB). Nele, o Escritor Augusto Cury (Avante) aparece com 7% das intenções de voto.

Na sequência, Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) registram 4% cada. Pablo Marçal soma 2%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP) aparecem com 1% cada.

Veterinário Wilson Grassi (Democrata), Rui Costa Pimenta (PCO), Clariana Barão (DC), Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram nesta rodada. Entre os entrevistados, 3% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 2% não souberam responder ou não responderam.

Veja Também

Lula amplia vantagem em cenário sem Pablo Marçal

A Nexus/BTG também apresentou um segundo cenário para o primeiro turno das eleições de 2026, desta vez sem a presença de Pablo Marçal na disputa. Nesta simulação, Lula registra 42% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 37%. Assim como no primeiro cenário, a liderança do presidente também fica fora da margem de erro da pesquisa.

Augusto Cury aparece com 6%, seguido por Ronaldo Caiado, que soma 5%. Renan Santos registra 2% das intenções de voto. Romeu Zema e Samara Martins aparecem com 1% cada. Rui Costa Pimenta, Hertz Dias, Edmilson Costa, Wilson Grassi e Clariana Barão não pontuaram no cenário sem Pablo Marçal.

Neste segundo levantamento, 4% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 2% disseram não saber ou preferiram não responder.

Os dois cenários indicam uma disputa concentrada entre Lula e Flávio Bolsonaro. A diferença entre os candidatos, segundo os dados divulgados, aumenta de quatro para cinco pontos percentuais quando Pablo Marçal não é incluído na simulação.

Pesquisa ouviu mais de 2 mil eleitores

A pesquisa Nexus entrevistou 2.003 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro, por meio de entrevistas realizadas por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04076/2026.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:46, 14 Set

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula, Presidente da República
Eleições

Pesquisa BTG/Nexus: aprovação do governo Lula chega a 47% entre eleitores brasileiros

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  Flávio Bolsonaro (PL) e o escritor Augusto Cury (Avante).
Disputa

Pesquisa BTG/Nexus mostra empate técnico entre Lula e Flávio, 47% a 46%, e Cury, 45% a 42%, no 2º turno

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2.003 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro.

Lara Santana reúne multidão durante caminhada em Nossa Senhora do Ó
Ipojuca

Carlos Santana e Lara mostram força política em caminhada por Nossa Senhora do Ó

"Foi uma caminhada linda do povo ipojucano. Esse movimento gigantesco é resultado de muito compromisso, trabalho e obra de um palanque que tem história", disse Lara.

mais notícias

+

Newsletter