Pernambuco, 10 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa aponta os BAIRROS mais PERIGOSOS da REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE; confira

Ao longo do mês de maio, ocorreram 119 tiroteios/disparos de arma de fogo na RMR.

08 de junho de 2024 às 14:01   - Atualizado às 14:33

Veículo do IML.

Veículo do IML. Veículo do IML.

Ao longo do mês de maio, ocorreram 119 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Recife.

O número é 26% menor que o acumulado no mesmo período de 2023, quando 160 tiroteios foram mapeados. Os dados fazem parte do relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado .

A pesquisa também informou os bairros mais perigosos da Região Metropolitana do Recife.

QUAIS OS BAIRROS MAIS PERIGOSOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

  • Peixinhos (Olinda): 5 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido
  • Sucupira (Jaboatão dos Guararapes): 4 tiroteios e 4 mortos
  • Piedade (Jaboatão dos Guararapes): 4 tiroteios e 4 mortos
  • Ibura (Recife): 3 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido

Ao todo, dos 94 tiroteios ocorridos ao longo do mês em toda RMR, em 97% deles ocorreram mortos e/ou feridos.

Durante o mês, 133 pessoas foram baleadas no Grande Recife, sendo que 99 delas morreram e 34 morreram.

O número de mortos apresentou redução de 22%, já o de feridos, uma queda de 22% em comparação com maio de 2023, quando, dos 178 baleados, 127 morreram e 51 ficaram feridos.

Em comparação com o mês de abril, que acumulou 202 tiroteios, deixando 234 baleados (sendo 148 mortos e 86 feridos), maio teve queda de 41% nos tiroteios, de 33% no número de mortos e de 60% no número de feridos.

Entre os dados mais impactados pela violência armada ao longo de maio, o dia 19 acumulou o maior número de tiroteios (8). Os dias 3, 5, 8, 19 e 29, o maior número de mortos (6), e os dias 5 e 10, o maior número de feridos (4 vítimas).

O mapa da violência armada

Municípios

Entre os municípios mapeados pelo Instituto Fogo Cruzado, os mais afetados pela violência armada em maio foram:

  • Recife tiroteios em maio : 42 tiroteios, 30 mortos e 19 feridos
  • Jaboatão dos Guararapes: 23 tiroteios, 19 mortos e 6 feridos
  • Olinda: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos
  • Cabo de Santo Agostinho: 9 tiroteios, 10 mortos e 2 feridos
  • São Lourenço da Mata: 7 tiroteios, 7 mortos e 1 ferido

O perfil da violência armada

Entre os 99 mortos na região metropolitana em maio, 91 eram homens e oito eram mulheres. Entre os 34 feridos, 28 eram homens, quatro vítimas eram mulheres e duas não tiveram o gênero revelado.

Entre os 99 mortos na região metropolitana em maio, 59 eram negros, 11 eram brancos e 29 não viveram a cor/raça revelada. Entre os 34 feridos, três eram negros, um era branco e 30 não tiveram a cor/raça revelada. 

Uma criança foi baleada e sobreviveu. Em maio de 2023 não houve criança baleada na região metropolitana do Recife.

15 adolescentes foram baleados no Grande Recife em maio: 10 morreram e cinco ficaram feridos. No mesmo período de 2023, seis adolescentes foram baleados: quatro morreram e dois ficaram feridos.

Um idoso foi baleado e sobreviveu em maio. No mesmo período de 2023, um idoso foi morto a tiros no Grande Recife.

Nove pessoas foram baleadas durante roubos/tentativas de roubo: duas morreram e sete vítimas mortais. Em maio de 2023, seis pessoas foram baleadas durante roubos/tentativas de roubo: duas morreram e quatro vítimas mortais.

Seis pessoas foram vítimas de bala perdida no Grande Recife em maio e sobreviveram. Em maio de 2023, ocorreram quatro vítimas de balas perdidas que sobreviveram.

Houve três casos de homicídio múltiplo na região metropolitana do Recife em maio, deixando seis mortos no total. Em maio de 2023, ocorreram quatro casos com nove mortos no total.

Locais afetados

Sete pessoas foram baleadas dentro de automóveis: quatro morreram e três feridas. Em 2023, neste mesmo período, duas pessoas foram baleadas dentro de automóveis: uma morreu e uma ficou ferida.

15 pessoas foram baleadas dentro de casa: 13 morreram e duas morreram. Em maio de 2023, 18 pessoas foram baleadas dentro de casa: 17 morreram e uma ficou ferida.

Qualificação das vítimas

Dois agentes de segurança foram baleados em maio deste ano e sobreviveram no mesmo período de 2023, dois agentes de segurança foram mortos a tiros.

Acumulado do ano

Em 2024, entre janeiro e maio, ocorreram 859 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Recife, segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado . Ao todo, 969 pessoas foram baleadas neste período: 671 morreram e 298 feridas. Em comparação com o mesmo período de 2023, que concentrou 765 tiroteios e 860 baleados, sendo 630 mortos e 230 feridos, os cinco primeiros meses de 2024 tiveram aumento de 12% nos tiroteios, aumento de 7% nos mortos e aumento de 30% nos feridos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:41, 10 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro.
Declaração

Flávio Bolsonaro critica Dino e chama operação da PF contra Dark Horse de interferência política'

O senador questiona os fundamentos para a ação e alega que a motivação seria ele ter ultrapassado o atual presidente Lula (PT) nas pesquisas.

Governo Lula estuda fim das 'taxa das blusinhas'.
Definição

Lula sanciona fim da 'taxa das blusinhas' para compras internacionais de até US$ 50

A medida ainda permite que o ministro da Fazenda altere as alíquotas do imposto de importação tratados na nova lei.

Edson Fachin comunica fim de sessão no STF
Decisão

Fachin cancela novamente sessão do STF em meio à crise envolvendo ministros da Corte e a Polícia Federal

Na quarta-feira (9), Fachin já havia determinado o cancelamento da sessão prevista para as 14h, interrompendo a agenda do Plenário em um momento de forte tensão entre ministros

mais notícias

+

Newsletter