SDS diz que Pernambuco tem investimento na segurança dos turistas. Foto: Divulgação
As polícias Civil e Militar de Pernambuco vêm aprimorando suas atuações no atendimento, apoio e proteção aos turistas. O empenho das forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS), combinado ao alto investimento feito pela governadora Raquel Lyra, recentemente publicado no Diário Oficial do Estado, confere a Pernambuco ampla atuação na segurança dos visitantes e fortalecimento do turismo no Estado. A SDS coordena as ações e serviços prestados pela PCPE e PMPE, na prevenção, acolhimento às vítimas e combate aos crimes contra turistas.
O policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar nas ruas ganhará reforço com a criação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), no Recife. Além disso, o Sítio Histórico de Olinda, importante ponto turístico do Estado, conta com a atuação dos militares da 1ª Companhia do BPTur.
A licitação para a construção do novo batalhão já foi autorizada e terá investimento de R$ 10,8 milhões, anunciados pelo Governo de Pernambuco.
O Subcomandante do BPTur, Major PM George Anderson, explica que o batalhão é responsável por garantir a proteção e a tranquilidade de todos os visitantes.
“Nosso trabalho é pautado pela prevenção, eficiência e proximidade, assegurando que todos os visitantes possam desfrutar das belezas naturais, culturais e históricas de Pernambuco, com a confiança de estarem em ambientes verdadeiramente protegidos”, destaca o subcomandante.
Entre as ações realizadas pelo efetivo do Batalhão, estão: patrulhamento, abordagens, rondas e policiamento ostensivo a pé ou motorizado, além de encaminhamentos de ocorrências envolvendo turistas à DPTUR ou à unidade da Polícia Civil responsável pelo atendimento das vítimas e registro de Boletim de Ocorrência. Durante todo o ano o BPTur atua nos principais pontos turísticos e eventos, como as prévias carnavalescas de Olinda, os grandes shows no Marco Zero do Recife e os festivais culturais nos diversos municípios do Estado.
“O Governo do Estado vem investindo fortemente na ampliação da nossa capacidade de atuação, com a nova sede do BPTur, a ser instalada no coração do Recife Antigo. E também com o importante reforço recebido recentemente com os novos policiais militares recém-formados, carinhosamente apelidados de laranjinhas, que já estão nas ruas garantindo ainda mais segurança nos espaços turísticos”, adiciona o major George.
Já a Polícia Civil atua por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Turista (DPTUR), unidade especializada, vinculada ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI/PCPE), no atendimento a todos os visitantes que chegam à capital pernambucana. Com isso, todos os turistas nacionais ou estrangeiros podem contar com mais agilidade e eficiência nos serviços prestados pelas polícias de Pernambuco.
“Nossa missão é atender, com agilidade e profissionalismo, turistas nacionais e estrangeiros que porventura venham a ser vítimas de crimes ou necessitem de orientação policial, durante sua estadia. Contamos com equipe treinada para lidar com diferentes situações”, explica a titular da DPTUR/PCPE, delegada Catarine Cavalcanti.
Localizada dentro do Aeroporto Internacional Gilberto Freire, no Recife, a DPTUR oferece estrutura necessária para as pessoas que buscam os serviços da PCPE. Com atendimento 24h, todos os dias, a unidade conta com equipe de policiais bilíngues para melhor acolher os turistas.
A delegacia também realiza acolhimento e orientação ao turista nacional e estrangeiro. Atuando também no apoio às companhias aéreas, nos casos de extravios de bagagens, entre outras ocorrências de crimes contra o turista.
“Além do atendimento em nossa unidade no aeroporto, ainda atuamos junto à Unidade de Planejamento e Coordenação de Grandes Eventos (UNICEV) da Polícia Civil, nos grandes eventos, nos principais polos turísticos de nosso Estado, a exemplo do Marco Zero, como também nas prévias carnavalescas. Realizamos acolhimento às vítimas, recepcionando as denúncias e ocorrências, dando o direcionamento apropriado a cada caso”, acrescenta a delegada.
3
4
12:52, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+