Diretório municipal do partido decidiu apoiar o candidato de Raquel Lyra, enquanto dirigentes estaduais pedem a Gleisi Hoffmann, presidente nacional da legenda, para seguir com o socialista.
Júnior Matuto (PSB) e Ramos (PSDB) Fotos: Divulgação
O Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco apresenta divisões quanto ao apoio no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Paulista.
Na quarta-feira (9), o Diretório Municipal de Paulista endossou, unanimemente, o candidato Severino Ramos (PSDB).
Aloísio Camilo, ex-vereador e membro do diretório, declarou que uma aliança com Júnior Matuto (PSB), deputado estadual e ex-prefeito, seria complicada, e que não existem impedimentos políticos para apoiar o PSDB da governadora Raquel Lyra.
Nesta quinta (10), Doriel Barros, presidente estadual do PT, esclareceu que a decisão foi debatida internamente e que a Executiva Nacional, após diálogo com Gleisi Hoffmann, definirá a posição final.
“A nacional vai se posicionar e a estadual vai acompanhar”, afirmou Doriel em entrevista à Rádio Folha.
No primeiro turno, o PT apoiou Francisco Padilha (PDT), que ficou na quinta colocação, enquanto o atual prefeito, Yves Ribeiro (PT), já manifestava apoio a Ramos desde o começo da campanha.
Contudo, ainda nesta quinta, um grupo de membros do PT publicou uma carta apoiando Júnior Matuto, criticando a decisão de submeter a escolha à direção nacional, argumentando que isso ignora as repercussões das eleições em Paulista na campanha de Vinícius Castello (PT) em Olinda.
“A posição da executiva estadual do PT-PE do último dia 09/10/2024 de levar a discussão sobre o apoio a Júnior Matuto(PSB) em Paulista-PE, para a direção nacional, demonstra o não reconhecimento da importância que o município vizinho terá no segundo turno para a candidatura de Vinícius em Olinda e minimiza o projeto político nacional e estadual, em detrimento de posições exclusivamente municipais.
O produto do debate político travada no último ano, interna e externamente pela direção estadual sobre os municípios Recife, Olinda e Paulista, encontra-se hoje num cenário político favorável de 2º turno em Olinda com a construção da FRENTE POPULAR DE OLINDA encabeçada por Vinícius Castello (PT), a responsabilidade da direção estadual será de acompanhar cada detalhes para que possamos garantir a vitória política depois de 12 anos, retomar e construir um governo petista, democrático e popular na Região Metropolitana.
O 2º turno em Olinda e comutantemente em Paulista, nos coloca em responsabilidades superiores as enfrentadas no 1º turno e de decisões políticas coletivas que pensem em conjunto e que tenham impactos reais no panorama eleitoral de cada município. No Paulista, a disputa entre Ramos(PSDB) e Júnior Matuto(PSB) e nossas decisões políticas internas terão muitos respingos ao que deve acontecer em Olinda e o auxílio que Vinícius e o PT precisará para vencer as eleições.
Ramos que no 1º turno não queria o PT no seu palanque e certamente não ficará no palanque de Lula em 2026, já utiliza da imagem de Bolsonaro nesta eleição e tem apoio do prefeito mal avaliado Yves Ribeiro que desistiu da campanha e tomou sua posição sem ouvir o partido, os Senadores Humberto e Teresa e nossa bancada federal e por fim criticou o PT e o governo Lula e defendeu o Bolsonaro.
Ramos também deve obter o apoio de Lívia Alvaro(PP), a candidata de Lupércio/Mirela, nossa opositora na cidade vizinha que obteve + de 15mil votos, o seu vice Felipe Andrade está no PSD como Mirela e terá total apoio da Governadora Raquel Lyra. Do outro lado Júnior Matuto(PSB), apesar das dificuldades no 1º turno, deve seguir crescendo no 2º com a participação efetiva e direta do nosso aliado João Campos, confirmando a sua transferência de votos na RMR.
A manobra do diretório municipal do PT em divulgar nota em apoio a candidatura de Ramos do PSDB de Tarcísio Freitas que está fora do nosso arco de alianças nacionais, pensou apenas nas suas particularidades municipais e esquece que na cidade vizinha em Olinda estamos em disputa do 2º turno, o nosso candidato Vinícius Castello precisará do máximo de apoios possíveis do campo democrático e popular para garantir a vitória.
A não vinda de Lula à Olinda atenuará as responsabilidades das relações de alianças que temos e as que estamos construindo, nosso aliado principal presente no 2º turno será o bem avaliado João Campos, que estará junto de Júnior Matuto e conosco apontará um resultado político para o futuro. A vitória esmagadora da FRENTE POPULAR DO RECIFE, ajudará a FRENTE POPULAR DE OLINDA sair vitoriosa, como também a chapa FRENTE DE MOBILIZAÇÃO E RESGATE DO PAULISTA, virar o jogo no 2º turno.
Por isto, a política se constrói olhando para frente, os petistas que assinam esta nota defendem o apoio a Júnior Matuto(PSB) em Paulista. Por fim, o PT precisa voltar a governar uma cidade da RMR, fazer uma gestão em conjunto com as ações do governo Lula, preservando a construção da FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO em favor do projeto político de reeleição do presidente LULA, responder os anseios de renovação que a sociedade cobra do partido e sobre tudo, garantir que possamos aplicar as políticas públicas para os que mais precisam e MUDAR de vez OLINDA e PAULISTA”.
3
08:34, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+