As apurações buscam esclarecer a destinação de recursos que, segundo os investigadores, teriam sido aplicados em investimentos considerados de alto risco.
Prefeito de Paulista Yves Ribeiro. Foto: Portal de Prefeitura
O ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, se pronunciou após o avanço das investigações da Operação Take Over, que apura possíveis irregularidades na gestão dos recursos do fundo previdenciário dos servidores públicos do município. Em nota, o ex-gestor afirmou que não participou de decisões relacionadas à aplicação financeira dos recursos e destacou que o órgão possui autonomia administrativa e financeira.
A manifestação ocorreu após a divulgação de informações sobre a operação que investiga movimentações financeiras envolvendo o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Paulista. As apurações buscam esclarecer a destinação de recursos que, segundo os investigadores, teriam sido aplicados em investimentos considerados de alto risco.
Yves Ribeiro declarou que nunca realizou, autorizou ou participou de qualquer decisão envolvendo aplicações financeiras do fundo previdenciário municipal. Segundo ele, a gestão dos recursos não dependia diretamente do gabinete do prefeito.
De acordo com o ex-prefeito, o instituto previdenciário possui estrutura própria, com conselhos responsáveis pela administração e pela definição dos investimentos. Ele ressaltou ainda que sempre defendeu a adoção de critérios de segurança na gestão dos recursos públicos.
Na nota divulgada, Yves afirmou que jamais orientaria investimentos em instituições financeiras que não fossem bancos tradicionais e consolidados no mercado. Ele também destacou que construiu sua trajetória política pautada pela honestidade e pelo compromisso com o patrimônio público.
"Não fiz, não autorizei e nem realizei nenhuma aplicação de recurso da previdência do Regime Próprio de Previdência do Paulista. Trata-se de entidade com autonomia, independência, com seus conselhos de administração e investimentos. Posso afirmar que jamais iria orientar ou aconselhar investimentos em bancos que não fossem os bancos públicos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, ou bancos privados como o Bradesco e Itaú. Sempre pautei minha vida com trabalho e honestidade. Uma vida pública marcada por zelo ao erário público. Acompanharei atento os desdobramentos das investigações, primando sempre pela verdade e justiça", destacou Yves.
A Operação Take Over concentra esforços na apuração de possíveis irregularidades envolvendo a administração dos recursos previdenciários dos servidores municipais de Paulista.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades, os investigadores identificaram indícios de que mais de R$ 3 milhões teriam sido direcionados para aplicações financeiras classificadas como de elevado risco.
As investigações apontam que algumas decisões relacionadas aos investimentos podem ter ocorrido sem a observância de procedimentos considerados essenciais para a gestão de recursos previdenciários. Entre os pontos analisados estão critérios ligados à segurança financeira, transparência e liquidez das aplicações.
Os órgãos responsáveis pela investigação também buscam identificar quem participou das decisões que levaram à destinação dos recursos para esses investimentos.
Além disso, as diligências procuram verificar se houve descumprimento de normas legais que regulam a administração de fundos previdenciários mantidos por órgãos públicos.
2
08:24, 15 Ago
23
°c
Fonte: OpenWeather
Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro é casada com o senador Flávio, pré-candidato a presidente.
A agenda do parlamentar tem buscado conciliar as atividades do legislativo municipal do Recife com viagens para municípios de diversas regiões de Pernambuco.
Análise formal vai definir se Brasil adotará contramedidas comerciais contra a política de Donald Trump.
mais notícias
+