Ulisses Batista está foragido no Rio de Janeiro Foto: Reprodução
Na manhã de 20 de março de 2025, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Falso Profeta, visando desmantelar um esquema criminoso de extorsão liderado pelo pastor Ulisses Batista, que está foragido no Rio de Janeiro. O esquema, apelidado de Projeto Água 20LT, obrigava comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande a pagar uma taxa ilegal de R$ 1 por galão de água vendido.
O Esquema de Extorsão
A investigação, que começou em 2024, revelou que o grupo criminoso se aproveitava da vulnerabilidade de pequenos comerciantes de água mineral. Inicialmente, os criminosos agiam de forma amigável, mas logo começaram a ameaçar os empresários, forçando-os a comprar galões exclusivamente de sua rede de distribuição. Para garantir o cumprimento das regras, a facção cobrava uma taxa ilegal sobre cada galão vendido, prejudicando a operação dos comerciantes e gerando lucro ilícito.
A facção, liderada por Batista, também operava um caminhão para a distribuição de água e utilizava uma empresa de fachada para lavar o dinheiro obtido por meio da extorsão. Parte dos lucros gerados pelo esquema era enviada para o Rio de Janeiro.
Ação Policial e Mandados Cumpridos
A Operação Falso Profeta cumpre um total de 30 ordens judiciais contra a organização criminosa. Entre as ações estão 7 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de contas bancárias que podem somar até R$ 1,5 milhão. Além disso, veículos foram sequestrados e atividades econômicas de empresas ligadas à facção foram proibidas. As investigações também identificaram que o grupo criminoso controlava as distribuidoras e aumentava os preços para os consumidores, prejudicando o mercado de água mineral.
Operação Aqua Ilícita: Nova Ação Contra o Grupo
O mesmo grupo criminoso também é alvo de outra operação, a Operação Aqua Ilícita, realizada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Essa operação cumpre 60 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, além do sequestro de bens e valores, incluindo 33 veículos. O foco desta operação é o controle de preços no mercado de água mineral e o impacto econômico causado pela extorsão de comerciantes.
A investigação continua para desmantelar completamente a facção e identificar todos os envolvidos no golpe. A Polícia Civil segue empenhada em combater crimes que afetam a economia local e o bem-estar da população.
Fonte: G1
2
3
4
16:46, 15 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
mais notícias
+