Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor Cleiton Collins alerta para riscos de festas de rua com apologia ao uso de drogas e desordem

O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) disse não ser contra qualquer estilo musical, manifestação cultural dos jovens de comunidades ou a cultura pernambucana.

Portal de Prefeitura

11 de junho de 2025 às 11:22   - Atualizado às 11:42

Pastor Cleytom Collins e Dani Portela

Pastor Cleytom Collins e Dani Portela Foto: Alepe

A proposta que visa impedir a realização de bailes de rua conhecidos como "inferninhos” e “muvucões” sem autorização legal motivou debate na Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira, 10 de junho. 

O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) disse não ser contra qualquer estilo musical, manifestação cultural dos jovens de comunidades ou a cultura pernambucana, mas repudiou festas com apologia ao uso de drogas e desordem. 

“Eu acho que o ser humano faz o que quer, ele tem o livre arbítrio. Mas tudo tem limite, ou não se precisava desta Casa para fazer leis”, disse. 

Para aprofundar a discussão, o colegiado promoverá uma audiência pública sobre o tema por sugestão da presidente da comissão, a deputada Dani Portela (PSOL). A realização da audiência pública foi acatada por unanimidade, mas ainda não teve uma data definida.

Ao defender a realização do debate, Dani Portela frisou que o objetivo do encontro é evitar a criminalização dos movimentos culturais das periferias. Ela afirmou, ainda, que a audiência pública dará vez e voz às pessoas mais vulneráveis, que são os jovens desses territórios. 

Veja Também

“A gente sabe o que já existe e o que está acontecendo pelo país: é a criminalização de culturas periféricas, do passinho e do brega funk, que são expressões culturais do nosso povo de Pernambuco”, lamentou. 

Para Júnior Tércio, essas celebrações só têm a finalidade contrariar as leis do estado. 

“A cultura deve ser feita nos critérios da lei e não à margem dela. O que a gente vê lá é uso de drogas, prostituição e, não generalizando, pessoas que passam o dia todinho dormindo, sem fazer nada, e atrapalhando a vida de quem precisa trabalhar no outro dia”, lamentou.

O parlamentar votou a favor da realização da audiência, mas ressaltou que os comerciantes e moradores das comunidades não estarão presentes por medo. Para ele, apenas um lado da história será ouvido. 

Sobre o projeto de lei

O Projeto de Lei nº 2822/2025, do deputado Pastor Júnior Tércio (PP), proíbe a realização de eventos clandestinos e irregulares nos quais, geralmente, o brega funk é o ritmo tocado. Se for aprovado, quem organizar ou patrocinar esse tipo de festa sem a devida licença ou causando barulho excessivo poderá ser multado em até R$ 20 mil. O texto também estabelece punições como apreensão de equipamentos e condução dos responsáveis à delegacia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:09, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter