Pernambuco, 18 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Osmar Ricardo se afasta da presidência do PT para apoiar Raquel e chama João de "prefeito aditivo"

O vereador também declarou que não acredita que o ex-gestor da capital pernambucana represente o projeto que considera mais adequado para o Estado.

Redação

28 de julho de 2026 às 13:04   - Atualizado às 13:07

João Campos e Osmar Ricardo.

João Campos e Osmar Ricardo. Foto: Divulgação

O vereador do Recife Osmar Ricardo (PT) anunciou, nesta terça-feira, 28 de julho, seu licenciamento da Presidência do PT Recife e também do Diretório Nacional do partido para atuar, segundo ele, com independência na campanha de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). A decisão ocorre após o Partido dos Trabalhadores oficializar apoio ao ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026.

Ao comunicar o afastamento das funções partidárias, Osmar Ricardo afirmou que a medida busca evitar conflitos internos dentro da legenda enquanto participa da campanha da atual governadora. Mesmo deixando temporariamente os cargos de direção, o parlamentar segue filiado ao PT.

Em nota divulgada nas redes sociais, o vereador explicou os motivos que o levaram a tomar a decisão e reforçou que discorda da aliança construída pelo partido em Pernambuco para a eleição estadual.

Segundo Osmar Ricardo, sua posição está relacionada à forma como avalia a atuação política do PSB dentro do PT no estado. O vereador também declarou que não acredita que João Campos represente o projeto que considera mais adequado para Pernambuco.

Em sua manifestação pública, Osmar afirmou que, na sua avaliação, o PSB exerce influência sobre os rumos do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. O vereador também criticou a gestão de João Campos à frente da Prefeitura do Recife.

Veja Também

"Minha posição é clara: não concordo com a influência que, na minha visão, o PSB exerce sobre os rumos do PT em Pernambuco, nem acredito que o ex-prefeito e atual candidato a governador, João Campos, represente o futuro que nosso Estado precisa. Recife já conviveu com obras que se arrastam, sucessivos aditivos contratuais e projetos que, segundo meu entendimento, priorizam grandes interesses econômicos em detrimento da população. Pernambuco merece um caminho diferente. Recife já conviveu com obras que se arrastam, sucessivos aditivos contratuais e projetos que, segundo meu entendimento, priorizam grandes interesses econômicos em detrimento da população. Pernambuco merece um caminho diferente. Seguirei fazendo campanha por Raquel Lyra para o Governo. Também defenderei a eleição do presidente Lula e de Humberto Costa ao Senado, por entender que ele é o nome que melhor representa esse projeto. Agradeço a todos os companheiros do PT pelo respeito, pela compreensão e pela caminhada construída até aqui", disse o vereador, por meio de nota nas redes sociais.

Além da nota, o vereador publicou um vídeo em suas redes sociais para comentar a decisão. Durante o pronunciamento, ele voltou a criticar a administração de João Campos no Recife.

No vídeo, Osmar Ricardo afirmou que algumas obras realizadas na capital pernambucana tiveram origem em projetos elaborados durante gestões do Partido dos Trabalhadores. Segundo o vereador, essas iniciativas não receberam o devido reconhecimento público por parte da administração municipal.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:43, 18 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Cleyton Collins e Missionária Michele Collins.
Estrutura

Pastor Cleiton e Michele Collins lançam o primeiro comitê da inclusão nas eleições

A proposta é que as famílias possam apresentar demandas, sugestões e experiências para contribuir com a elaboração de propostas para o programa de governo.

Pablo Marçal.
Explicação

Pablo Marçal diz que patrimônio de R$ 7,4 bilhões declarado ao TSE é erro de digitação

O candidato a presidente também disse não saber exatamente em que etapa ocorreu o problema, mas afirmou que o valor registrado não representa sua situação financeira atual.

DATATRENDS PESQUISA GOVERNO DE PERNAMBUCO
Vantagem

DataTrends: Raquel Lyra vira contra João Campos que tinha 13 pontos de diferença no primeiro levantamento da série

Governadora passou de 35% para 44% na série DataTrends, enquanto João Campos caiu de 48% para 35% entre fevereiro e agosto.

mais notícias

+

Newsletter