Pernambuco, 13 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Olinda decreta luto oficial de três dias pela morte da mãe do ex-prefeito Lupércio

De acordo com o decreto, a medida representa uma homenagem à trajetória de vida de Dona Léo, marcada pelos valores familiares, pela dedicação à educação.

13 de outubro de 2026 às 09:55   - Atualizado às 10:06

Olinda decreta luto oficial de três dias pela morte da mãe do ex-prefeito Lupércio.

Olinda decreta luto oficial de três dias pela morte da mãe do ex-prefeito Lupércio. Foto: Reprodução/Instagram/@professorlupercio

A Prefeitura de Olinda decretou luto oficial de três dias pela morte de Maria Bezerra do Nascimento, conhecida como Dona Léo, mãe do ex-prefeito Professor Lupércio. Ela morreu na segunda-feira, 12 de outubro , aos 99 anos. O Decreto nº 081/2026 foi assinado pela prefeita Mirella Almeida nesta terça-feira, 13 de outubro.

De acordo com o decreto, a medida representa uma homenagem à trajetória de vida de Dona Léo, marcada pelos valores familiares, pela dedicação à educação e pelo exemplo de dignidade deixado à comunidade olindense.

O luto oficial estabelece mudanças na rotina das repartições públicas municipais durante os três dias de vigência. Entre as medidas previstas estão o hasteamento das bandeiras a meio-mastro e a autorização para que servidores municipais utilizem luto de braço durante o exercício de suas funções.

Decreto suspende eventos festivos da Prefeitura

Além das homenagens, o decreto determina a suspensão dos atos oficiais de caráter festivo e comemorativo promovidos pela Administração Municipal direta e indireta durante o período de luto.

A medida entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 12 de outubro de 2026, dia da morte de Dona Léo.

Veja Também

Em nota, a Prefeitura de Olinda manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Maria Bezerra do Nascimento neste momento de pesar.

O luto oficial é uma manifestação institucional de reconhecimento e homenagem, adotada pelo poder público em situações de falecimento. Em Olinda, o decreto formaliza a homenagem à mãe do ex-prefeito Professor Lupércio e estabelece as medidas administrativas que serão observadas pelo município ao longo dos três dias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:57, 13 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT)
Números

Flávio Bolsonaro tem 51% e Lula, 49% dos votos válidos no segundo turno, aponta pesquisa PoderData/AYA

Na rodada anterior, publicada em 8 de outubro, Flávio tinha 53% e Lula, 47%. A diferença numérica entre os candidatos caiu de 6 para 2 pontos porcentuais.

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), candidatos a presidência.
Disputa

Pesquisa BTG/Nexus aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro com 48% e Lula 45%

A Nexus entrevistou 2.002 eleitores por telefone, entre 10 e 12 de outubro, a pedido do banco BTG Pactual. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

Presidente TSE, Nunes Marques.
Argumentação

Nunes Marques suspende jornal de sindicato após pedido da campanha de Flávio Bolsonaro

A decisão foi tomada em sigilo, na semana passada, após a campanha do candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) alegar que o sindicato teve sua estrutura usada para propaganda eleitoral.

mais notícias

+

Newsletter