Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MST anuncia envio de militantes para atuar na Venezuela e Faixa de Gaza

Uma integrante do setor internacional do movimento, afirmou que o grupo brasileiro planeja enviar uma grande brigada de jovens.

Ricardo Lélis

22 de janeiro de 2026 às 09:27   - Atualizado às 09:27

Bandeira do MST.

Bandeira do MST. Foto: Divulgação/MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou que pretende enviar brigadas de jovens para a Venezuela com o objetivo de colaborar na reconstrução do país após a queda do presidente Nicolás Maduro.

A mesma iniciativa também deve ocorrer na Faixa de Gaza, segundo informou uma representante do Setor Internacionalista do movimento na quarta-feira, 21 de janeiro.

Em entrevista à televisão estatal venezuelana, a historiadora Simone Magalhães, integrante do setor internacional do MST, afirmou que o grupo brasileiro planeja enviar uma grande brigada de jovens para atuar no país sul-americano.

De acordo com ela, a proposta envolve ações produtivas e formativas, com intercâmbio de conhecimentos acumulados pelo movimento ao longo de mais de quatro décadas, especialmente na produção de alimentos agroecológicos, saudáveis e na agroindústria.

“O Movimento Sem Terra do Brasil vai enviar uma brigada grande de jovens para continuar esse processo. Desde o produtivo, formativo, o que nós temos para intercambiar, que é nossa produção de alimentos agroecológicos, saudáveis, a produção de agroindústria. Podemos fazer um intercâmbio desses conhecimentos que desenvolvemos aqui há mais de quarenta anos”, disse Magalhães.

Veja Também

A representante também afirmou que outra brigada deve ser enviada para a Faixa de Gaza, com o objetivo de “ajudar a fortalecer” os camponeses do enclave palestino durante o processo de reconstrução.

Apesar dos anúncios, o MST ainda não divulgou datas nem detalhes operacionais sobre o envio de seus integrantes para as missões internacionais.

Lula em encontro do MST

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da solenidade de encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta sexta-feira, 23 de janeiro, às 15h, em Salvador.

O evento reúne cerca de 3 mil camponeses de todo o país, no Parque de Exposições Agropecuárias da capital baiana, para discutir os rumos da luta por reforma agrária no Brasil e as estratégias da organização na defesa da produção de alimentos saudáveis e desenvolvimento sustentável no campo.

Aliado histórico de Lula, o MST tem sido crítico das ações do governo na agricultura familiar, especialmente em relação ao assentamento de novas famílias em áreas desapropriadas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:04, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter