O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) publicou o Relatório Estatístico da Ouvidoria, que registrou um total de 2.266 denúncias em seus canais de comunicação.
Poluição sonora e mulher estendendo a mão contra violência. Fotos: Google/Reprodução e Paulo H. Carvalho/Agência Brasília. Arte: Portal de Prefeitura
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) publicou, nesta terça-feira, 9 de dezembro, o Relatório Estatístico da Ouvidoria do mês de novembro, que registrou um total 2.266 denúncias em seus canais de comunicação. Dentre os dez temas, reclamações por poluição sonora ficam em segundo lugar.
O órgão recebeu 85 destas denúncias, representando uma porcentagem de 3,7% das manifestações recebidas.
A exemplo disto, moradores do bairro do Jordão, no município de Jaboatão dos Guararapes, registraram reclamações sobre festas irregulares intituladas "Baile B-13". Residentes relataram desordem na rua, barulho excessivo e consumo de drogas no evento.
O Projeto de Lei nº 2822/2025 que combate festas/eventos irregulares e clandestinos em Pernambuco, como o "Baile do Inferninho", já tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Porém, destaca-se nos dados divulgados pelo MPPE, as posições de violência contra a mulher, sendo física ocupando o quinto lugar, moral e psicológica na sexta posição, contrastando com o número de feminicídios registrados no décimo primeiro mês de 2025, no Estado.
Confira ranking de denúncias
O décimo primeiro mês de 2025 registrou também casos de feminicídio no Estado. No bairro da Várzea, bairro localizado na Zona Oeste do Recife, um incêndio matou uma mulher, três crianças e um bebê. Segundo testemunhas, o companheiro da mulher é o suspeito de ter provocado as chamas. Na ação, que ocorreu no sábado, 29 de novembro, o homem acabou agredido por moradores antes de ser preso em flagrante pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
De acordo com relatos, o casal discutia momentos antes do início do fogo. O incêndio começou por volta das 12h30, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá. Vídeos feitos no local mostram as chamas se espalhando rapidamente entre os barracos de madeira da comunidade Icauã.
A Defesa Civil do Recife informou que o fogo destruiu 20 das aproximadamente 30 casas da ocupação, que pertence ao Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem-Teto (Must). Nenhum morador pediu abrigo ao órgão.
O Corpo de Bombeiros enviou oito viaturas para a ocorrência, incluindo três de combate a incêndio, uma de salvamento, uma de resgate e três de comando operacional, mobilizando 26 militares.
• Ministério Público de Pernambuco (MPPE): atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h, pelo número gratuito 0800.281.9455;
• Central de Atendimento à Mulher: denúncias 24 horas, inclusive fins de semana e feriados, pelo telefone 180;
• Polícia Militar: acione o 190 quando o crime estiver em andamento;
• Disque-Denúncia da Polícia Civil (Grande Recife): telefone (81) 3421-9595;
• Ouvidoria da Mulher de Pernambuco: atendimento pelo número 0800.281.8187;
• Delegacias da Mulher: endereços e telefones disponíveis no site do TJPE.
3
08:36, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.
Após recurso do Ministério Público de Contas, conselheiro reconhece competência do tribunal para apurar termo de cooperação que envolve repasses a escritórios de advocacia.
Decisão do ministro Gilmar Mendes encerra apuração do Ministério Público de Pernambuco ao apontar ausência de elementos mínimos para continuidade do procedimento.
mais notícias
+