O Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, Matheus Freitas, acompanhado do Diretor de Planejamento, Jonathan Valença, e do Coordenador Jurídico, Roberto Campos, estiveram hoje (22), participando de audiência pública no Ministério Público de Pernambuco – MPPE, com objetivo de debater e coletar informações sobre problemas identificados com situação da empresa Vera Cruz, que realiza o transporte público na Região Metropolitana do Recife – RMR.

Freitas destacou a necessidade urgente de serem adotadas medidas a fim de manter a operação da Vera Cruz, dentre elas, o pagamento das multas geradas até 2023, imediatamente; manter, no mínimo durante 12 meses, zero autuação de frota reduzida, descumprimento de horário, e/ou Operação de Veículo Retido; reduzir em, pelo menos, 90% as constatações/autuações; e até 15 de abril de 2024 alcançar 70 veículos vistoriados e aprovados.

Durante a audiência, conduzida pelo Promotor de Justiça Dr. Leonardo Brito Caribé, foram abordados assuntos relacionados às dificuldades operacionais e financeiras, inclusive as reclamações dos passageiros que utilizam as linhas operadas pela Vera Cruz.

Dessas, denúncias sobre descumprimento de horário, frota reduzida, Plataforma Elevatória Veicular – PEV quebrada/ausente, além de veículos retidos durante vistorias.

Ao final, foi deliberado a concessão de prazo para que a Vera Cruz possa discutir internamente os impactos das medidas determinadas pelo CTM.

O MPPE concordou com o prazo de uma semana para que a empresa aceitasse as determinações do Grande Recife.

Ficou designada uma nova data (01 de abril de 2024), sem prejuízo da instauração de processo de suspensão/revogação da “permissão” da operadora.

Participaram da audiência, representantes da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco – SEMOBI/PE, Alexandre Correa Gondim Bezerra Rodrigues e Dreicy Fraga; da Federação dos Usuários dos Transportes de Passageiros do Estado de Pernambuco, Renilda Maria da Silva; o integrante do Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM, Clayton Leal, e o noticiante, Jorge Geraldo.