Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MORAES SOBRE AS REDES SOCIAIS:"não há nenhuma dúvida que há necessidade de regulamentação"

O presidente do TSE fez o discuros durante Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji).

20 de junho de 2023 às 16:58

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a defender a regulamentação das redes sociais e responsabilização das plataformas por conteúdos. Durante Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji), nesta terça-feira, 26 de junho, realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, Moraes ressaltou que é possível a “regulamentação, com pouquíssimas alterações”, sem atrapalhar a comunicação. Durante o encontro, o ministro do STF e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou que o tema é tratado na Câmara dos Deputados, com PL das Fakes News em andamento, e no STF, com o julgamento sobre o Marco Civil da Internet, ainda a ser agendado. No encontro desta terça, Moraes disse que as mudanças de controle do discurso de ódio, de ataques à democracia ou de crimes cometidos na internet podem ser analisados de forma pragmática, seguindo as leis. Leia também: >>>Vídeo: Moraes defende a regulamentação das mídias e afirma que as redes sociais não podem ser terra de ninguém; assista Ele sugeriu que sejam implementadas “regras simples”.

“Hoje não há nenhuma dúvida que há necessidade de regulamentação, necessidade de combate à desinformação, do combate ao discurso de ódio e da corresponsabilização do discurso de ódio, dos que monetizam, impulsionam, que ganham em cima disso”, afirmou. “São regras simples: a previsão de uma responsabilidade solidária (nos casos de crimes). A previsão de que os procedimentos já usados para pedofilia, pornografia infantil, sejam utilizados para casos clássicos e objetivos de discurso de ódio. Há a necessidade de identificação do usuário. Por que quer o anonimato? Se tem coragem de ofender, de atacar, tem que coragem de se mostrar, de ser identificado”, considerou o ministro durante sua fala no fórum.

Moraes ainda ressaltou que há possibilidade disso ser feito, pois quando o PL das Fake News estava para ser votado na Câmara, houve empenho das big techs em usar informação, dados adquiridos por eles.

“Basta ver, e houve até inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR), a pedido da presidência da Câmara, para investigar. As big techs manipularam informações na semana em que seria votado o projeto de lei. Naquela oportunidade, o poder de manipulação foi utilizado para um auto-favorecimento. Em outra oportunidade, pode ser instrumentalizado para o ataque à democracia. E, amanhã, pode ser utilizado contra vocês, individualmente. Então, isso é um assunto de interesse nacional, mundial. É possível a regulamentação minimalista”, defendeu o ministro.

  Investigação Moraes se referiu à pedido da PGR ao STF para abrir inquérito a fim de investigar os diretores do Google e do Telegram no Brasil pela atuação contra o Projeto de Lei (PL) nº 2630/2020, o PL das Fake News. O pedido foi assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araujo, após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acionar a PGR com uma notícia-crime afirmando que as duas empresas realizaram “contundente e abusiva ação” contra a aprovação do PL. No documento em que pediu abertura de inquérito, Lindôra afirmou que os fatos envolvendo a conduta dos dirigentes “traduzem potencialidade delitiva”. Em 1º de maio, o Google exibiu, em sua home, um link contrário à proposta. Intitulado “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”, o link direcionava para um artigo assinado por Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa no Brasil. A empresa, que defende uma discussão maior do tema, impulsionou a hashtag #MaisDebatePL2630 e pressionou deputados federais a votarem contra a matéria. Da redação do Portal com informações do Metrópoles

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:20, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter